Conecte-se conosco

Automobilística

Adeus, Zoe! Renault troca clássico por elétrico popular inspirado em ícone

Publicado

em

É bem comum que, no mundo automotivo, mudanças sejam feitas o tempo todo. Tudo isso funciona para que as marcas possam continuar em destaque, além de ter linhas de carros que possam competir com seus concorrentes de forma igual e esquente, assim, o mercado.

Por isso, a Renault tomou uma decisão surpreendente. De acordo com informações apuradas pelo site francês Autoactu, o Renault Zoe vai seguir no mesmo caminho que seu rival, o Chevrolet Bolt, com a possibilidade de sair de linha no próximo ano.

Foto: Autoesporte

Quais são os planos da Renault?

Atualmente produzido em Flins, na França, o Zoe pode permanecer em produção até março de 2024, após 11 anos e a venda de pouco mais de 400 mil unidades. O veículo elétrico conquistou um papel de destaque como um dos carros elétricos mais populares na Europa. Porém, as notícias são ainda mais impactantes.

Em um movimento estratégico, a fabricante francesa planeja substituir o Zoe por uma releitura elétrica do icônico carrinho Renault 5, ou R5. Com a reforma planejada para a Renault, esta deixará de produzir veículos, direcionando seus esforços exclusivamente para a reciclagem de componentes e baterias, além de focar em atividades relacionadas ao retrofit e economia circular.

Aqui no Brasil, o Renault Zoe teve sua apresentação durante o Salão do Automóvel de 2018, com valor inicial de R$ 149.990. Já em maio de 2021, a empresa lançou a segunda geração do veículo, com um visual mais ousado, motor mais potente e baterias de maior capacidade.

O R5 é uma releitura elétrica do popular carro fabricado entre 1972 e 1996. A Renault apresentou a versão elétrica do veículo pela primeira vez em 2021 e vem divulgando informações técnicas sobre o produto. O novo R5 será construído sobre a plataforma CMFB-EV, uma variante eletrificada da arquitetura CMF, amplamente utilizada pela Renault, Nissan e Mitsubishi.

A plataforma CMFB-EV é completamente versátil, permitindo que o carro compartilhe até 70% das peças com outros modelos, além de trazer baterias mais eficientes e tecnologias semelhantes ao novo Mégane E-Tech.

Esse foco do veículo possibilitará que o preço dele seja verdadeiramente acessível, especialmente na Europa, custando bem menos do que o Zoe, atualmente oferecido por R$ 239.990.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS