Conecte-se conosco

Economia

Afinal, a Sexta-feira Santa é dia de folga ou não? Entenda o feriado

Com o feriado se aproximando, vale esclarecer essa dúvida e entender um pouco mais sobre sua importância.

Publicado

em

A chegada da Páscoa sempre traz uma pergunta recorrente para muitos no Brasil: será que a Sexta-feira Santa é considerada um feriado ou apenas um dia normal? Com o feriado se aproximando, vale a pena esclarecer essa dúvida e entender um pouco mais sobre sua importância.

Como funciona a Semana Santa e qual sua importância?

Dentro da Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos (que será em 24 de março em 2024), um dos momentos mais significativos é a Sexta-feira da Paixão. Para os seguidores do cristianismo, esse dia tem um peso ainda mais relevante, pois marca a data da crucificação de Jesus.

Nesse dia tão central para os cristãos, a tradição da Via Crucis é uma prática comum, na qual os fiéis acompanham o trajeto que Jesus percorreu até ser crucificado. Esse ritual é uma maneira de rememorar e refletir sobre os sofrimentos de Cristo e sua jornada final. Curiosamente, é um dia em que, ao redor do globo, celebrações eucarísticas são pausadas.

E para responder à grande questão, sim, a Sexta-feira da Paixão é um feriado oficial em todo o território nacional, confirmado para 29 de março em 2024. Enquanto a sexta é um feriado certo, em algumas regiões do país, a Quinta-feira Santa pode ser um ponto facultativo.

Algo interessante sobre a Semana Santa é sua data variável, que é determinada de acordo com o equinócio, quando o período do dia é igual ao da noite, marcando também o início das estações de outono ou primavera.

Planejando os próximos feriados

Para aqueles que gostam de planejar com antecedência, é bom ter em mente os próximos feriados de 2024. Temos o feriado da Paixão de Cristo em 29 de março, seguido por Tiradentes em 21 de abril, Dia do Trabalho em 1º de maio, a Independência do Brasil em 7 de setembro, Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro, Dia de Finados em 2 de novembro, Proclamação da República em 15 de novembro e, por fim, o Natal em 25 de dezembro.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS