Ações, Units e ETF's
Agências alertam para risco de ‘contágio’ de crise bancária nos EUA
Moody’s trabalha com a consolidação de cenário negativo na maior economia mundial
O colapso bancário dos EUA e seus reflexos quase imediatos do outro lado do Atlântico é sintoma de uma crise que pode se aprofundar e durar mais tempo do que se imagina. Essa é a avaliação de agências de classificação de risco, a respeito da instabilidade financeira internacional presente, que tende a continuar crescendo.
Para a agência de classificação de risco Moody’s, “mesmo com a ação rápida promovida pelas agências reguladoras, do governo e do Federal Reserve (bc ianque) – com o intuito de impedir a contaminação global do sistema financeiro – há um risco crescente de que o estresse do sistema bancário, nas últimas semanas, se espalhe para outros setores da economia dos Estados Unidos”, o que poderá desencadear danos financeiros e econômicos maiores do que prevíamos”, conforme divulgou a agência de notícias Dow Jones.
Ao montarem ‘cenários possíveis’ para determinado evento, as agências de classificação de risco procuram antecipar a concretização de um quadro mais prováve. logo à frente. No caso da atual crise, a Moody’s considera ser ‘crescente’ a chance de o cenário mais negativo se consolidar.
Apesar desse prognóstico nada animador, a equipe de analistas liderada pelo diretor administrativo da estratégia de crédito da agência, Atsi Sheth, continua trabalhando com a expectativa de que as autoridades estadunidenses tenham ‘grande sucesso no controle dos riscos’, ou seja, no viés de uma intervenção bem-sucedida, por parte dos reguladores ianques.
Se consideradas as três situações clássicas envolvendo problemas do sistema bancário, que podem se tornar endêmicos, aquela considerada mais ‘danosa’ pela agência é a que se refere à uma aversão geral a ativos de risco, que pode se agravar, caso os bancos decidam reduzir a disponibilidade de concessão de crédito. Em seguida, na pior hipótese, haveria a ‘cristalização do risco em vários bolsões, simultaneamente’, o que daria lugar à fuga de capitais do mercado financeiro e a interrupção da concessão de crédito pelo mercado.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca