Economia
Agora será possível pagar a conta de luz por meio de PIX; Entenda a decisão da Aneel
O PIX é uma forma de transferência instantânea que caiu no gosto dos brasileiros. Agora, esta será mais uma opção na hora de pagar a conta de luz.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tomou a decisão na última terça-feira (24) de que as distribuidoras de energia elétrica deverão aceitar como meio de pagamento transferências via PIX. Os outros meios de pagamentos já oferecidos não devem passar por alterações.
As empresas de distribuição de energia elétrica deverão obedecer e implementar o novo meio de pagamento em até 120 dias a partir da decisão.
O PIX é um meio de transferência instantânea que pode ser utilizado 24 horas por dia, sem que sejam cobradas taxas. O meio de pagamento caiu no gosto dos brasileiros e é amplamente utilizado.
Dessa maneira, nada mais justo que adicionar esse novo meio de transferência aos antigos métodos de pagamento já oferecidos por companhias de energia.
Não deve haver motivos para preocupações, já que métodos de pagamento como débito em conta e também o pagamento por código de barras não serão afetados pela adição de mais uma forma de pagamento.
A Aneel afirma que algumas distribuidoras de energia já utilizavam o método de pagamento, mesmo antes da regulamentação. Por outro lado, outras empresas ainda não possuem datas de previsão para adicionar a nova forma de pagamento.
“O Pix veio para modernizar o sistema de pagamento no Brasil. Hoje já é o mais usado. E o sistema elétrico não poderia ficar fora disso“, afirma Ricardo Tili, relator do processo.
Para que o pagamento seja feito via PIX, é possível adicionar o QR Code para pagamento, como diversas empresas já fazem. Além disso, a adição dessa tecnologia não irá afetar o tradicional código de barras ao final da conta.
Apenas no caso de a distribuidora optar por utilizar o PIX como substituição de uma forma de pagamento atual será necessário que os clientes concordem com a mudança.
Benefícios de utilizar o PIX
O pagamento por PIX é realizado em segundos, dessa forma, a distribuidora conseguirá dar baixa no valor da fatura de forma rápida. Como o PIX já é amplamente utilizado pelos consumidores, será algo que adicionará praticidade ao dia a dia.
Além de aumentar os meios de pagamento oferecidos pelas distribuidoras aos seus consumidores, poderá diminuir custos operacionais.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025