Artigos
Agora você pode reconhecer firma sem sair de casa; veja como
Você não precisa mais ir até um cartório para fazer reconhecimento de firma! O processo pode ser feito via online. Veja como.
A tecnologia tem facilitado muitos processos burocráticos e um deles, que era bem chato de ser feito, agora pode se dar do conforto de casa, que é o reconhecimento de firma. Antes, era preciso se dirigir até um cartório, mas a plataforma do Colégio Notarial do Brasil (CNB) permite que o processo seja feito por videochamada.
De acordo com o Conselho Federal de Tabelionatos, todo este processo on-line “oferece segurança jurídica e os mesmos efeitos de um ato realizado de forma presencial no cartório de notas”.
O valor para fazer o processo on-line é o mesmo do presencial, desta forma, a assinatura deve acontecer por meio de certificado digital. Toda a documentação que o processo gera é enviada diretamente pelo e-mail, de forma rápida e segura.
A má notícia é que esse tipo de processo não pode ser feito para todos os tipos de documentos, sendo os mais comuns os contratos de locação e transferência de veículo. Porém, o órgão planeja expandir esse tipo de serviço para outros módulos.
Outra restrição ao processo on-line é que nem todas as pessoas podem fazer esse tipo de reconhecimento, apenas aquelas que já tenham reconhecido firma em cartório anteriormente e tenham a assinatura digital registrada no tabelionato.
Se você se encaixa nos requisitos, precisa reconhecer firma e não quer ir até um cartório, basta entrar na plataforma do e-Notariado, procurar pela aba “cidadão ou empresa” e preencher o formulário disponível nesta área.
Você deve anexar seus documentos pessoais e informar seu local de residência. Logo em seguida, deve escolher o cartório pelo qual deseja fazer o processo e enviar a solicitação.
O cartório entrará em contato posteriormente agendando a videoconferência para confirmar sua identidade e, depois de feita, é só entrar na plataforma e-Not Assina para direcionar o certificado digital.
Para isso, é só anexar o documento que deseja reconhecer firma, preencher os campos solicitados e pagar a via de serviço.
Para as assinaturas, será realizada uma segunda videoconferência, depois disso, o registro fica disponível na aba “documentos” da plataforma.
Além do reconhecimento de firma, outros atos notariais podem ser feitos via on-line na plataforma do e-Notariado. Veja abaixo alguns deles:
- União estável;
- Pactos antenupciais;
- Formalização de divórcio;
- Autorização eletrônica de viagem;
- Emancipação de menores;
- Procurações públicas;
- Escrituras de compra e venda;
- Atas;
- Testamentos;
- Doações;
- Inventário e partilha;
- Compromisso de manutenção;
- Declaração de dependência econômica;
- Diretivas antecipadas de vontade;
- Reconhecimento de paternidade;
- Instituição de bens de família;
- Alienação fiduciária de imóvel;
- Usucapião;
- Autenticação de documentos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp