Política
Ainda dá tempo de receber o 14º salário? Veja em que pé está o projeto
Os brasileiros estão ansiosos para o recebimento do prometido 14º salário, mas, afinal, há alguma chance de o projeto ser aprovado ainda este ano?
O Projeto de Lei (PL) do 14º salário foi criado durante a pandemia de covid-19, em 2020, objetivando conceder aos aposentados e pensionistas do INSS um salário a mais no ano.
Apesar de deixar a população brasileira bem animada e ansiosa, o projeto não teve muito engajamento, o que gerou diversos questionamentos. O principal deles é: Ainda há chances de o pagamento do benefício sair este ano? Mas, antes de dar esta resposta, é preciso enfatizar quem seriam as pessoas que teriam direito ao 14º salário.
Mais de 35 milhões de segurados estariam dentro dos requisitos para recebimento do abono, entre eles, aposentados, pensionistas e quem recebe o auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-creche. Quem ficaria de fora deste pagamento seriam os beneficiários do BPC e Loas.
O valor pago, se aprovado, seria de um a dois salários-mínimos por beneficiário, dependendo do valor recebido mensalmente por eles.
Mas e a chance de ser aprovado ainda este ano?
A verdade é que as chances deste benefício ser liberado ainda este ano são quase nulas, isso porque ele ainda precisa da aprovação de todas as comissões da Câmara dos Deputados, que foi retirada da pauta pela mesa diretora.
Com isso, o processo foi reiniciado e, agora, além de ter aprovação de toda a Câmara, ainda necessita passar pelo Senado Federal, para só então ser votado pelo Presidente. Ainda há chances de a proposta receber um veto presidencial.
Como temos menos de um mês para o fim do ano, seria quase impossível obter essa aprovação, pois há muitos outros projetos para serem avaliados pelos parlamentares, e um projeto não poderia passar de forma tão rápida assim.
Além disso, o governo brasileiro está passando por uma transição de presidência importante, o que está demandando muitas reuniões para organização das propostas do novo presidente.
Para o próximo ano, há, sim, chances do projeto ser aprovado, basta a Câmara e o Senado estarem em sintonia e votarem a favor deste aumento. Por fim, só faltará a sansão de Lula, que ainda não manifestou opinião sobre o projeto, mas que também tem chances de votar positivamente por ele.

-
Economia3 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira24 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia12 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças14 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?