Tecnologia
Airbnb atualiza regras: Fim das câmeras em aluguéis. Entenda
A partir de abril, novas regras passarão a ser aplicadas, visando melhorar a segurança e preservar a privacidade nos imóveis locados para lazer ou trabalho.
O Airbnb anunciou uma série de mudanças importantes nas suas políticas relativas ao uso de dispositivos eletrônicos, como câmeras de segurança e outros aparelhos de gravação, nos espaços alugados através da sua plataforma.
A partir de 30 de abril, as novas regras passarão a ser aplicadas, visando melhorar a segurança e preservar a privacidade nos imóveis locados para lazer ou trabalho. A divulgação, feita em 11 de março, traz diretrizes claras sobre o que é e o que não é permitido em relação à vigilância eletrônica nas propriedades.
Atualizações na política de dispositivos
Segundo as novas diretrizes do Airbnb, está proibido aos anfitriões o uso de qualquer forma de câmera de segurança ou dispositivos de gravação em áreas internas dos imóveis, como é enfatizado na plataforma: “Não permitimos que os anfitriões tenham câmeras de segurança ou dispositivos de gravação que monitoram espaços internos, mesmo que esses dispositivos estejam desligados.” Essa medida visa assegurar a total privacidade dos hóspedes em áreas como quartos, banheiros e salas de estar.
No entanto, é permitido aos anfitriões manter câmeras de segurança em locais externos da propriedade, contanto que informem previamente sobre a presença desses dispositivos e sigam as leis vigentes. A transparência na divulgação de dispositivos de monitoramento de ruído e gadgets domésticos inteligentes também é incentivada pela plataforma, embora não seja estritamente obrigatória.
Diretrizes detalhadas para anfitriões
A nova política estipula que qualquer dispositivo capaz de gravar ou transmitir vídeo, áudio ou imagens é considerado como câmera de segurança ou dispositivo de gravação. Isso inclui desde campainhas inteligentes até babás eletrônicas. A instalação de câmeras ocultas está terminantemente proibida em qualquer parte da propriedade.
Para os dispositivos localizados fora do imóvel, é necessário que os anfitriões divulguem sua localização e garantam que não invadam a privacidade dos hóspedes em áreas que naturalmente exigem mais discrição. Além disso, não é preciso informar sobre a presença de câmeras em áreas comuns de edifícios, como o saguão, mas é uma boa prática avisar os hóspedes sobre elas.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga