Conecte-se conosco

Economia

Alemanha acredita em recuperação da economia em 2020 mais rápida do que o previsto

Inicialmente prevista para 6,3%, a contração foi revisada para baixo, e deve ser de 5,8% em 2020. Mesmo com sinais de recuperação, não será possível atingir os índices pré-pandemia antes de 2022.

Publicado

em

A Alemanha acredita que a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 deve ser menos severa em 2020 do que o inicialmente previsto. Entretanto, a lenta demanda externa provavelmente enfraquecerá a recuperação da maior economia da Europa no próximo ano.

O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, apresentando as previsões atualizadas do governo nesta terça-feira, 1º de setembro. Segundo ele, a forte resposta do governo durante a crise foi de extrema importância para ajudar no processo de recuperação, que vem sendo mais rápido do que o esperado.

Altmaier disse a repórteres que a recessão no primeiro semestre do ano acabou sendo menos severa do que o país temia, e que o pior já passou para a economia alemã. “No geral, podemos dizer que, pelo menos por agora estamos lidando com um progresso em forma de V”, disse.

O ministro acrescentou que não espera que as autoridades imponham outra rodada de medidas de bloqueio como em março e abril, durante o ápice da pandemia. Segundo Altmaier, Berlim revisou para cima sua previsão de 2020 para um declínio econômico de 5,8%, ante estimativa prevista inicialmente, que era de contração de 6,3%.

Mesmo com indícios melhores que o esperado, essa ainda seria a maior crise econômica no país desde a Segunda Guerra Mundial. A contração prevista para 2020 supera a da crise financeira global de 2009, em que a economia alemã recuou 5,7%.

Para o próximo ano, o governo revisou para baixo sua projeção de crescimento para 4,4%, ante a estimativa anterior de salto de 5,2%. De acordo com Altmaier, isso significa que a economia não conseguirá alcançar os índices pré-pandemia antes do início de 2022.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS