Cotidiano
Alerta! Ciclone extratropical transformará o clima do Brasil
Frente fria e massas de ar frio impactam o clima no país, com chuvas e temperaturas amenas.
No início desta semana de março, uma frente fria já estabelecida no Sul do Brasil continua a afetar o clima do país. Associada a uma massa de ar frio, essas condições têm trazido mudanças significativas no tempo, especialmente no Sul e no Sudeste.
Além disso, uma baixa pressão em formação evoluirá para um ciclone extratropical no oceano, o que intensificará ainda mais as condições climáticas. Isso resultará na criação de um canal de umidade sobre o centro-leste do Brasil e aumentará o potencial de chuvas.
Tarde do dia 10 de março pode trazer eventos climáticos intensos para o Sudeste e Sul do país – Imagem: ECMWF/Meteored
Segunda-feira: clima instável
Na segunda-feira, 10, a frente fria mantém o clima instável no Nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no Sul de São Paulo. Chuvas fracas são previstas, enquanto as temperaturas variam entre 12°C e 16°C no Rio Grande do Sul.
No Sudeste, as temperaturas ainda são elevadas e superam os 30°C pela manhã em algumas áreas. No entanto, o leste de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro enfrentam risco de chuvas intensas e tempestades no decorrer do dia.
Terça: chuvas intensas
Na terça-feira, a frente fria se desloca para o oceano, mas uma região instável se forma no Sul, o que aumenta as chuvas em Santa Catarina, Paraná e parte de São Paulo. O calor ainda persiste no norte do Paraná e em boa parte do Sudeste.
Pancadas isoladas e tempestades severas ameaçam áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A previsão é de chuvas moderadas a fortes no meio-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná.
Quarta-feira traz uma nova frente fria
Na quarta-feira, uma nova frente fria começa a se formar no Sul e, ao longo da semana, desloca-se para o Sudeste. O clima permanece instável em Santa Catarina e no Paraná, com chuvas pontuais pela manhã e mais intensas à tarde.
São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais podem esperar pancadas isoladas à noite. No Rio Grande do Sul, uma segunda massa de ar frio favorece temperaturas mais amenas.
Quinta e sexta: ciclone extratropical
Nos dias 13 e 14 de março, a frente fria ganha reforço de uma baixa pressão e evolui para um ciclone extratropical, o que aumenta o potencial de chuvas no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Sul experimenta um clima mais firme.
No Paraná e no extremo norte de Santa Catarina, chuvas fracas são esperadas, enquanto São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais podem encarar chuvas intensas e tempestades. O Centro-Oeste continua com precipitações irregulares, mas intensas.

-
Mundo2 dias atrás
País prestes a ser engolido pelo mar já se prepara para o pior
-
Empresas1 dia atrás
Famosa fábrica de enlatados fecha e funcionários são demitidos
-
Mundo22 horas atrás
Trump retira autorização de segurança de ex-presidente e anuncia deportação em massa
-
Mundo22 horas atrás
Elon Musk em Washington derruba ações da Tesla e gera polêmica global
-
Tecnologia2 dias atrás
Aplicativo espião de WhatsApp: entenda como funciona e os riscos
-
Economia1 dia atrás
China descobre mina de ouro que pode ser a maior do mundo
-
Tecnologia22 horas atrás
Fim das atualizações: 3 celulares que vão ficar para trás em 2025
-
Empresas2 dias atrás
Uber encerra atividades em meio a desafios regulatórios e de mercado