Tecnologia
Alerta: seu CPF pode estar sendo usado AGORA em celulares alheios
Com essa medida da Anatel, é possível descobrir se o seu CPF está vinculado a alguma linha telefônica que não é sua. Saiba como!
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, visto que é por ele que todas as informações do cidadão podem ser verificadas. Por termos apenas um CPF, esse número é único e intransferível, independentemente de sua idade ou nacionalidade. Com ele, é possível solicitar cartões, financiamentos, participar de programas sociais e acessar diversas outras possibilidades.
O que muita gente não sabe é que o CPF pode estar cadastrado ilegalmente no celular de desconhecidos. Assim, as informações pessoais dos cidadãos acabam ficando disponíveis para golpistas, que aumentam ainda mais o uso indevido dos números para a criação de linhas telefônicas ou clonagem de chips.
Com o intuito de lidar com esse problema, algumas empresas de telefonia, como a Claro e a Vivo, se uniram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para possibilitar que os seus clientes verifiquem se há números desconhecidos atrelados à sua identificação. Caso o fato se confirme, a pessoa poderá pedir o cancelamento da linha junto à operadora. Infelizmente, a consulta só está disponível para linhas pré-pagas.
Como descobrir se o CPF está sendo usado por estranhos?
A medida que possibilita a verificação do CPF nas operadoras em conjunto com a Anatel se iniciou em 2019. Com ela, é possível verificar a atualização cadastral em linhas pré-pagas e ativas em todo o território nacional. Atualmente, a base de dados das operadoras recebem atualizações mensais, garantindo que a informação dada seja a mais atualizada possível. Para conseguir realizar a consulta ao seu CPF, basta realizar os seguintes passos:
- Acesse o site do Cadastro Pré;
- Clique na opção “Consultar”;
- Informe o seu CPF e clique em “Consultar” novamente;
- Caso haja alguma linha vinculada à identificação, a confirmação será exibida diretamente na tela.
Com essa consulta, será possível verificar se há alguma linha pré-paga atualmente disponibilizada no seu CPF. Caso contrário, a plataforma irá indicar que não há nenhuma linha deste tipo disponível em todo território nacional.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF22 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia18 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas14 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas20 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida