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Alerta: seu CPF pode estar sendo usado AGORA em celulares alheios

Com essa medida da Anatel, é possível descobrir se o seu CPF está vinculado a alguma linha telefônica que não é sua. Saiba como!

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O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, visto que é por ele que todas as informações do cidadão podem ser verificadas. Por termos apenas um CPF, esse número é único e intransferível, independentemente de sua idade ou nacionalidade. Com ele, é possível solicitar cartões, financiamentos, participar de programas sociais e acessar diversas outras possibilidades.

O que muita gente não sabe é que o CPF pode estar cadastrado ilegalmente no celular de desconhecidos. Assim, as informações pessoais dos cidadãos acabam ficando disponíveis para golpistas, que aumentam ainda mais o uso indevido dos números para a criação de linhas telefônicas ou clonagem de chips.

Com o intuito de lidar com esse problema, algumas empresas de telefonia, como a Claro e a Vivo, se uniram à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para possibilitar que os seus clientes verifiquem se há números desconhecidos atrelados à sua identificação. Caso o fato se confirme, a pessoa poderá pedir o cancelamento da linha junto à operadora. Infelizmente, a consulta só está disponível para linhas pré-pagas.

Como descobrir se o CPF está sendo usado por estranhos?

A medida que possibilita a verificação do CPF nas operadoras em conjunto com a Anatel se iniciou em 2019. Com ela, é possível verificar a atualização cadastral em linhas pré-pagas e ativas em todo o território nacional. Atualmente, a base de dados das operadoras recebem atualizações mensais, garantindo que a informação dada seja a mais atualizada possível. Para conseguir realizar a consulta ao seu CPF, basta realizar os seguintes passos:

  • Acesse o site do Cadastro Pré;
  • Clique na opção “Consultar”;
  • Informe o seu CPF e clique em “Consultar” novamente;
  • Caso haja alguma linha vinculada à identificação, a confirmação será exibida diretamente na tela.

Com essa consulta, será possível verificar se há alguma linha pré-paga atualmente disponibilizada no seu CPF. Caso contrário, a plataforma irá indicar que não há nenhuma linha deste tipo disponível em todo território nacional.

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