Conecte-se conosco

Tecnologia

Alexa está mais inteligente? Veja o que muda com a nova atualização da Amazon

Versão 2024 da Alexa foi lançada esta semana, durante evento anual da Amazon. Agora, ela conta com um sistema de inteligência artificial.

Publicado

em

Aqueles que pensaram que a assistente virtual Alexa perderia espaço, rapidamente, com o avanço da inteligência artificial, vão ter que mudar um pouco de opinião. Isso, porque a Amazon acabou de lançar a nova versão do equipamento.

Nessa quarta-feira (20), a gigante de tecnologia revelou ao mundo uma série de dispositivos novos e atualizou a assistente de voz.

A “nova Alexa” conta agora com um sistema de IA generativa. Essa incorporação foi feita, justamente, para corresponder ao mercado atual e concorrer diretamente com os chatbots queridinhos do momento: ChatGPT, Bard e outros.

Mudança na fala

A expectativa é que, a partir de agora, a Alexa comece a adotar um tom mais natural na fala, perdendo um pouco o jeito robótico de falar e que a consagrou por quase uma década de existência.

Ela será capaz de responder perguntas variadas, criar e até recitar poemas. Todas essas habilidades foram demonstradas pela Amazon durante o evento de lançamento anual dos novos produtos da empresa. A Alexa atualizada estará disponível para venda, a partir do próximo ano.

Quase uma década

A Amazon lançou a Alexa em 2014. A aposta foi alta e esperava-se muito do dispositivo, mas a empresa não conseguiu estabelecer um meio consistente de torná-la lucrativa, a não ser através da indução dos usuários para efetuar comprar no site.

Depois de quase 10 anos de existência, a companhia de vê agora obrigada a melhorar o equipamento, especialmente diante da ameaça da concorrência, com o surgimento do ChatGPT, lançado em novembro de 2022.

Capazes de responder a perguntas variadas e complexas, os chatbots elevaram o nível e revolucionaram o mercado da inteligência artificial, especialmente dos sistemas generativos, em curto espaço de tempo.

No mesmo evento de lançamento, a Amazon apresentou, ainda, as novas versões dos tablets Fire para crianças, o Show, que é um alto-falante Echo com tela, um outro alto-falante para TV e novos recursos no FireTV que ajudam a pesquisar e encontrar conteúdos gratuitos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS