Conecte-se conosco

Finanças

Alguns dos motivos que fazem as pessoas comprarem inconscientemente

Pesquisas mostraram que aproximadamente 95% das nossas escolhas vêm de origem inconsciente. Saiba mais!

Publicado

em

Tentar entender a tomada de decisão e as características inconscientes, que fazem parte de qualquer ser humano, é, literalmente, uma vantagem competitiva para os líderes de negócio e também marqueteiros de plantão.

Leia mais: Qual o valor da sua hora de trabalho? Veja quantas horas de trabalho são necessárias para comprar algo

Afinal de contas, pesquisas mostraram que, aproximadamente, 95% das nossas escolhas vêm de origem inconsciente, o que quer dizer que, não é o suficiente perguntar para o cliente o porquê que ele compra, ele não irá saber dizer os verdadeiros motivos.

Por conta disso, você necessita ter o conhecimento das profundezas do inconsciente para poder fazer essa análise.

A primeira coisa necessária é tentarmos compreender que toda escolha vem de uma percepção, por isso, toda percepção é apenas um recorte da realidade.

A percepção é um filtro. Não vemos o mundo da forma como ele realmente é, vemos o mundo como nós somos, pois para identificar e interpretar o ambiente, utilizamos algumas associações com as nossas referências, onde cada um de nós possui uma bagagem diferente.

Por fim, o desafio das estratégias das marcas e negócios é conseguir penetrar esses filtros perceptivos e invadir a mente das pessoas, a modo que consiga trazer mensagens e experiências eficazes para poder chamar a atenção e acabar gerando atração e motivar uma ação.

A partir do momento que uma marca demonstra que se importa com você, é muito natural que o cliente devolva a importância em uma forma de preferência, o que acaba virando um consumidor fiel, além de também se tornar um propagador de reputação positiva, que gera um efeito cascata e influencia outras pessoas a também consumirem os mesmos produtos ou serviços.

Veja alguns motivos inconscientes que acabam impulsionando as pessoas a comprar:

Utilidade funcional: isso se dá quando algo é necessário para poder satisfazer alguma finalidade em específico, seja resolvendo um problema ou trazendo alguma conveniência, no caso de quando quebra a geladeira e você precisa de outra, por exemplo;

Prazer deliberado: é quando se está buscando, no consumo, o alívio para alguma coisa, uma sensação de prazer imediato;

Fuga da realidade: uma das coisas que mais agrada o cérebro humano é a fantasia, pois acaba trazendo um contexto de novidade, mexe com a mente e ativa emoções diversas, por isso, quanto maior for a diversidade de emoção, maior o pico de satisfação emocional.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS