Finanças
Alguns dos motivos que fazem as pessoas comprarem inconscientemente
Pesquisas mostraram que aproximadamente 95% das nossas escolhas vêm de origem inconsciente. Saiba mais!
Tentar entender a tomada de decisão e as características inconscientes, que fazem parte de qualquer ser humano, é, literalmente, uma vantagem competitiva para os líderes de negócio e também marqueteiros de plantão.
Afinal de contas, pesquisas mostraram que, aproximadamente, 95% das nossas escolhas vêm de origem inconsciente, o que quer dizer que, não é o suficiente perguntar para o cliente o porquê que ele compra, ele não irá saber dizer os verdadeiros motivos.
Por conta disso, você necessita ter o conhecimento das profundezas do inconsciente para poder fazer essa análise.
A primeira coisa necessária é tentarmos compreender que toda escolha vem de uma percepção, por isso, toda percepção é apenas um recorte da realidade.
A percepção é um filtro. Não vemos o mundo da forma como ele realmente é, vemos o mundo como nós somos, pois para identificar e interpretar o ambiente, utilizamos algumas associações com as nossas referências, onde cada um de nós possui uma bagagem diferente.
Por fim, o desafio das estratégias das marcas e negócios é conseguir penetrar esses filtros perceptivos e invadir a mente das pessoas, a modo que consiga trazer mensagens e experiências eficazes para poder chamar a atenção e acabar gerando atração e motivar uma ação.
A partir do momento que uma marca demonstra que se importa com você, é muito natural que o cliente devolva a importância em uma forma de preferência, o que acaba virando um consumidor fiel, além de também se tornar um propagador de reputação positiva, que gera um efeito cascata e influencia outras pessoas a também consumirem os mesmos produtos ou serviços.
Veja alguns motivos inconscientes que acabam impulsionando as pessoas a comprar:
Utilidade funcional: isso se dá quando algo é necessário para poder satisfazer alguma finalidade em específico, seja resolvendo um problema ou trazendo alguma conveniência, no caso de quando quebra a geladeira e você precisa de outra, por exemplo;
Prazer deliberado: é quando se está buscando, no consumo, o alívio para alguma coisa, uma sensação de prazer imediato;
Fuga da realidade: uma das coisas que mais agrada o cérebro humano é a fantasia, pois acaba trazendo um contexto de novidade, mexe com a mente e ativa emoções diversas, por isso, quanto maior for a diversidade de emoção, maior o pico de satisfação emocional.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia20 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas16 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas22 horas atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida