Empresas
Entenda a alteração no entendimento sobre as coberturas de planos de saúde pelo STJ
A nova medida terá um grande impacto na saúde pública, principalmente das pessoas financeiramente mais vulneráveis. Entenda o que mudou.
Na última quarta-feira, dia 8 de junho, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) alterou o entendimento sobre os procedimentos a serem cobertos pelos planos de saúde.
Veja também: O aumento salarial dos enfermeiros irá encarecer os planos de saúde; entenda
Até então, o rol de procedimentos listados pela ANS (Agência Nacional de Saúde) era considerado uma lista exemplificativa. Ou seja, apresentava possíveis situações em que o beneficiário deveria possuir procedimentos, exames, remédios e cirurgias cobertos.
Isso permitia que vários acometidos pudessem entrar com uma ação judicial solicitando uma maior abrangência, entendendo que a listagem era o mínimo assegurado que o plano deveria oferecer.
Esses pedidos de tratamentos que não constavam no rol da ANS deveriam ser prescritos por um médico com justificativa científica e sobretudo que não fossem experimentais.
Agora, com esta nova alteração, o Supremo Tribunal de Justiça entende a listagem da ANS como taxativa. Isso significa que os planos de saúde não são mais obrigados judicialmente a cobrir mais do que o exigido no rol.
A nova medida terá um grande impacto na saúde pública, principalmente das pessoas financeiramente mais vulneráveis. Muitos doentes graves não conseguirão começar ou dar continuidade a tratamentos por planos de saúde, tendo em vista que a listagem é de fato mínima.
Consulte a lista no portal da ANS e descubra os itens do rol de procedimentos, exames, cirurgias e medicamentos que seu plano de saúde deve obrigatoriamente oferecer. Para isso acesse ANS.listagem, selecione as características que deseja se informar e clique em continuar. Especifique no quadro o nome do procedimento, remédio ou exame.

-
Empresas2 dias atrás
Justiça exige mudanças significativas de Coca-Cola e Pepsi
-
Finanças1 dia atrás
Pessoa morreu e não deixou herança: veja o que acontece com as dívidas
-
Finanças1 dia atrás
5º homem mais rico do mundo mandou avisar: estes 10 hábitos estão DETONANDO seu dinheiro
-
Carreira12 horas atrás
Todos querem saber: afinal, quanto ganha um piloto de avião?
-
Finanças6 horas atrás
6 hábitos que só quem chegou à classe média alta tem e não larga mais
-
Tecnologia2 dias atrás
Celular tocando sem parar? Veja como bloquear chamadas de spam
-
Economia5 horas atrás
Descoberta de 40 minas de ouro pode mudar a economia deste país
-
Empresas4 horas atrás
Nem da batata, nem do sanduíche: lucro do McDonald’s vem de outro lugar