Ações, Units e ETF's
Americanas (AMER3) anuncia próximos passos da reestruturação; XP reitera Compra
A varejista analisa combinar as bases acionarias, destacou em relatório
A XP Investimentos analisou o ativo Americanas (AMER3) em seu portfólio e optou por reiterar a recomendação de Compra com preço-alvo em R$ 82,00 por ação.
Isso porque a varejista anunciou estar analisando a possibilidade de combinar as bases acionarias de #LAME3, #LAME4 e #AMER3 no Novo Mercado da B3, antes de sua listagem internacional. Neste cenário, a estrutura de holding seria eliminada.
“O anúncio ainda é preliminar e não foram divulgadas informações adicionais. Enxergamos o anúncio como positivo, dado que a operação melhoraria os padrões de governança da empresa, apesar da falta de visibilidade quanto a potencial relação de troca de ações ser um risco”, destacou a XP.
Americanas
De acordo com a XP, as ações refletem uma probabilidade de ~50% de eliminação do desconto de holding.
“As ações de LAME3 e LAME4 subiram 27-21% hoje vs. uma alta de 4,8% de AMER3. Como resultado, o desconto de holding caiu para ~12% (vs. 25% anteriormente), enquanto o desconto entre LAME3/LAME4 também caiu para 1,2% (vs. 6,5% na última sexta-feira). Acreditamos que o desconto de holding não foi totalmente eliminado devido à falta de visibilidade em relação a transação será concretizada”, disse.
E acrescentou que o fato relevante apenas mencionou que a companhia está estudando a transação e, por isso, não forneceu mais detalhes quanto à potencial relação de troca. “Enxergamos isso como o principal risco da transação, dado que a companhia sempre foi muito vocal em destacar a importância da manutenção de seu controle, o que não seria possível com uma relação de troca baseada no valor econômico atual (controladores atualmente detêm 30% da AMER3 – considerando a participação direta e indireta via LAME). Acreditamos que esse risco possa ser reduzido pelo fato de que uma relação de troca desfavorável poderia levar à aplicação de um desconto de governança às ações, além do fato de que a operação ainda estaria sujeita à aprovação dos acionistas minoritários.”
AMER
Conforme a gestora, a reavaliação da AMER pode ocorrer caso as preocupações com a governança sejam endereçadas. Se a empresa propuser uma relação de troca favorável e a transação for concluída, é possível que haja espaço para uma reavaliação material das ações, pois isso endereçaria preocupações quanto à governança da companhia. “Acreditamos que a ação foi penalizada após a reestruturação societária da AMER pois investidores esperavam que a Americanas migrasse totalmente para o Novo Mercado, o que não ocorreu”, destacou.
E concluiu: “enxergamos as empresas com um robusto ecossistema, uma marca forte e vasta capilaridade, combinadas com sólidas plataformas digitais, de logística e financeira. Entretanto, esperamos um curto prazo volátil devido à falta de visibilidade quanto a fusão das bases acionárias, cenário macroeconômico desafiador e aumento da competição no setor.”
Veja AMER3 na Bolsa:

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho19 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%