Empresas
Americanas encerra Submarino e Shoptime ao incorporar marcas ao site
Companhia está em recuperação judicial.
A varejista Americanas (AMER3), atualmente em recuperação judicial, anunciou na última semana o encerramento dos sites Submarino e Shoptime, que integravam o grupo. Conforme comunicado, a base de clientes e o estoque desses sites serão incorporados à Americanas.com. Submarino e Shoptime foram pioneiros no comércio eletrônico brasileiro no início dos anos 2000.
“Americanas informa que a integração dos sites e apps do Shoptime e do Submarino tem como objetivo fortalecer o digital da companhia a partir da marca Americanas. A decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra ainda mais completa”, afirmou a empresa em nota.
Desde que as fraudes contábeis de R$ 25,3 bilhões foram reveladas nos balanços da companhia, a Americanas entrou em recuperação judicial com dívidas superiores a R$ 42 bilhões. Os balanços foram manipulados até o terceiro trimestre de 2022 para inflar os resultados, uma prática da antiga diretoria liderada pelo CEO Miguel Gutierrez.
Americanas (AMER3)
Submarino foi fundado em 1999 por Antônio Bonchristiano, Marcelo Ballona e Flávio Jansen, adquirindo a livraria virtual Booknet, que já contava com 50 mil clientes. O fundo GP Investimentos apoiou a criação da empresa, que expandiu suas operações para Argentina, México e Espanha, inicialmente vendendo livros, CDs e brinquedos. Em 2006, Submarino fundiu-se com a Americanas.com, formando a líder do comércio eletrônico no Brasil sob a gestão da B2W, comandada por Anna Christina Saicali, envolvida na fraude contábil.
Shoptime, criado em 1995, foi inspirado no canal americano Home Shopping Network e combinava venda de produtos com entretenimento. Originalmente pertencente à Globosat, Shoptime ingressou no comércio eletrônico em 1997 e foi adquirido pela Americanas em 2005, também integrando a B2W.
Ataque Hacker e Crise Financeira
No início de 2022, os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime foram alvo de um ataque hacker, causando prejuízos de R$ 100 milhões por dia à empresa. A crise da Americanas continuou, com a reapresentação do balanço de 2022, em novembro, mostrando um prejuízo de R$ 12,9 bilhões, um aumento de 108% em relação às perdas de R$ 6,2 bilhões em 2021. O último balanço divulgado, referente aos nove primeiros meses de 2023, registrou prejuízo de R$ 4,6 bilhões.
A decisão de encerrar os sites Submarino e Shoptime e integrá-los à Americanas.com faz parte de uma nova estratégia para tornar a operação mais ágil, rentável e eficiente, reforçando a presença digital sob a marca Americanas e buscando superar a crise financeira que ainda desafia a empresa.
(Com Agências).

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