Conecte-se conosco

Agronegócio

Amora: O fruto 'top model' com surpresas nutricionais

Publicado

em

A amora possui um tom inconfundível, além do seu sabor ser apreciado nas mais diversas partes do mundo. Logo, não é de se estranhar que a amoreira seja uma árvore conhecida pela humanidade há muito tempo. Existem tratados de medicina gregos que já falam sobre o uso das suas folhas e frutas em chás e unguentos.

Já para os antigos celtas, a planta era considerada sagrada para os deuses e para o “povo das fadas”. Havia, inclusive, uma crença comum que dizia que, se houvessem dois galhos de amoreira se encontrando e formando um arco, aquela seria uma passagem para o reino dos elementais.

Agora, avançando um pouco para o mundo moderno, também existem diversos estudos que apontam os benefícios para o consumo de amoras. Vários nutricionistas apontam para os poderosos princípios bioativos presentes nessa deliciosa iguaria, como antioxidantes, vitaminas C e E abundantes, ácidos fenólicos, antocianinas, entre outros.

Dessa forma, dependendo de alguns fatores climáticos, geográficos e genótipos, algumas espécies de amoras podem apresentar variações nos índices das substâncias citadas acima. Sim, caro leitor, existem muitos tipos de amoras espalhados pelo mundo, e cada um possui suas próprias características distintas.

Quais são os principais benefícios do alimento?

Atualmente, a amora é a matéria-prima para uma infinidade de produtos da indústria alimentícia, como geleias, bolos, bolachas, bebidas, corantes, aditivos alimentares, sucos, pudins, dentre outras opções. É claro, existem aquelas pessoas que preferem consumi-las in natura, ou seja, tiradas diretamente da árvore.

Diante de tanta adesão por parte do público, têm surgido mais estudos para tentar compreender a real capacidade desse alimento para trazer benefícios para a saúde. Logo, as investigações revelam que a fruta consegue prevenir síndromes metabólicas, doenças cardíacas, ajuda no funcionamento do sistema digestivo e ainda previne cancros.

Por fim, experts em nutrição alertam que o consumo não pode ser exagerado, e revelam que o segredo para o equilíbrio é manter uma alimentação balanceada. Desse modo, a quantidade adequada para a ingestão de amoras é de 80 gramas diárias, uma quantidade que fornece 34 calorias e 0,7 gramas de gordura ao corpo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS