Conecte-se conosco

Carreira

Ancestrais, profissões mais antigas do mundo existem até hoje: confira

Profissões milenares marcam a história e permanecem presentes no cotidiano moderno, moldando culturas e economias ao longo dos séculos.

Publicado

em

Ao longo da história, certas ocupações foram essenciais para a formação e evolução da sociedade humana. Profissões que surgiram há milênios ainda impactam significativamente o mundo atual.

Camille Cardoso, historiadora da USP, destaca, em matéria da revista Exame, que muitos desses ofícios são fundamentais até hoje. Essas profissões resistiram ao tempo, moldando desde práticas culturais até estruturas econômicas.

A seguir, exploramos algumas das ocupações mais antigas, suas origens e como permanecem influentes na sociedade contemporânea. Para facilitar sua leitura, dividimos as profissões em tópicos comuns. Confira!

Profissões ligadas a ferramentas e história

Ferramenteiro

Considerada a profissão mais antiga do mundo, a produção de ferramentas remonta a cerca de 2,6 milhões de anos na Etiópia. Essas ferramentas primitivas, feitas de materiais como quartzo e sílex, eram essenciais para a caça.

Contadores de história

Esta profissão tem raízes de aproximadamente 200.000 anos na África. Inicialmente transmitidas oralmente, as histórias tornaram-se registradas e escritas por volta de 3100 a.C., influenciando áreas como o jornalismo e a literatura hoje.

Antes muito mais arcaica, hoje a profissão de ferramenteiro conta com grandes tecnologias – Imagem: Freepik/reprodução

Vestimentas e criatividade

Alfaiates

Antropólogos estimam o surgimento dos alfaiates entre 100.000 e 500.000 anos atrás na África. A confecção de vestimentas tornou-se vital para a proteção em climas mais frios, evoluindo ao longo dos séculos.

Artistas

Com uma história de cerca de 50.000 anos, as primeiras manifestações artísticas, como as pinturas rupestres nas cavernas de Altamira, revelam a capacidade expressiva de nossos ancestrais e seu domínio técnico.

Comunidade e sustento

Músico

Na Alemanha, flautas do período paleolítico foram encontradas, datando a presença de músicos há cerca de 40.000 anos. Esses instrumentos indicam uma rica tradição musical desde tempos antigos.

Empreiteiro

Na Antiga Mesopotâmia, entre 10.000 e 15.000 anos atrás, surgiram os primeiros empreiteiros. Com a fixação das comunidades, a especialização na construção tornou-se necessária para abrigar essas populações.

Agricultor

A transição de caçadores-coletores para agricultores, há cerca de 12.000 a 13.000 anos, marcou o início do cultivo na Mesopotâmia, iniciando a agricultura com grãos como trigo e cevada.

Outras ocupações milenares

  • Curandeiro;
  • Comerciante;
  • Pescador;
  • Soldado;
  • Cozinheiro.

Essas profissões perduraram por suprirem necessidades humanas fundamentais. Ao longo dos séculos, evoluíram com os avanços tecnológicos para se tornarem mais precisas e inovadoras.

As profissões mais antigas não são apenas um reflexo do passado, mas também um pilar do mundo contemporâneo.

Essas ocupações mostram como as necessidades humanas básicas moldaram e continuam a influenciar a sociedade, provando-se essenciais ao longo dos tempos.

Formado em História e em Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Publicidade

MAIS ACESSADAS