Economia
Anfavea estima aumento de até 300 mil carros vendidos com pacote de incentivo
Associação analisa medidas anunciadas.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, estima que o mercado deve consumir entre 200 mil a 300 mil veículos a mais neste ano em razão do pacote anunciado ontem pelo governo, dependendo de como as medidas serão implantadas.
Isso porque o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que os preços dos automóveis de até R$ 120 mil serão reduzidos de 1,5% a 10,96%, mas os detalhes de como serão aplicadas as medidas serão definidos ao longo das próximas duas semanas.
Segundo ele, as medidas de corte de impostos (IPI, Pis e Cofins) precisariam ter duração de pelo menos um ano. O prazo de validade ainda não foi definido pelo Ministério do Desenvolvimento, que está à frente desse processo.
Anfavea
O presidente da Anfavea disse que três montadoras que pretendiam anunciar paradas de produção nos próximos dias suspenderam as medidas. Uma delas é a Volkswagen, que cancelou férias coletivas antes agendadas para sua fábrica de Taubaté (SP). Segundo ele, só neste ano já ocorreram 14 paralisações de fábricas.
As medidas, diz Leite, não incluem qualquer compromisso das montadoras e concessionárias em relação a redução de margens de lucro nem de manutenção de empregos, embora o tema tenha sido tratado com o presidente Lula.
Modelos
Em relação aos carros, possivelmente haverá modelos à venda por menos de R$ 60 mil, afirma o executivo, pois cada empresa poderá definir estratégias de preços. Ele também acredita que fabricantes que hoje não têm modelos na faixa de preço que será beneficiada, poderá se interessar em lançar produtos nessa linha.
Além da redução tributária, as empresas poderão realizar vendas diretas, feitas pelas montadoras, sem a intermediação do concessionário, que fará a entrega do modelo e se responsabilizará pela manutenção.

-
Finanças1 dia atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Empresas2 dias atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Entrevistas de emprego: 4 mentiras muito comuns mas que você deve evitar
-
Tecnologia23 horas atrás
Se você usa ESTE modelo de iPhone, já está na hora de trocar
-
Finanças1 dia atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas
-
Artigos12 horas atrás
3 dicas valiosas para criar um escritório produtivo e elegante em casa
-
Tecnologia2 horas atrás
Saíram de moda: 6 apps que se tornaram obsoletos no Brasil