Conecte-se conosco

Economia

Anfavea: produção automotiva cai ao menor nível em sete anos

Ao produzir 161,2 mil veículos em fevereiro, setor apresenta queda de 2,9% no comparativo anual

Publicado

em

Menor quantidade para o mês, nos últimos sete anos, a produção da indústria automobilística nacional (que inclui carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus) em fevereiro totalizou 161,2 mil veículos, o que representa queda de 2,9% em ante fevereiro do ano passado e só não é menor à registrada em igual mês de 2016, quando foram produzidos 144,3 mil veículos. A única alta, de 5,6%, foi exibida na passagem de janeiro último para fevereiro, e de 0,8% no primeiro bimestre deste ano, perfazendo uma montagem de 313,8 mil unidades nesse período.

Indicador de desaquecimento econômico (e de consumo), esses dados constam de balanço divulgado, nesta segunda-feira (6) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ao revelar que, além da paralisação de fábricas da Volkswagen, também suspenderam atividades as unidades da Peugeot e Citroen, sem contar as férias coletivas concedidas pela General Motors aos trabalhadores da fábrica que produz o modelo Ônix.

Em que pese a inoperância das fábricas da Volks, a princípio em decorrência da falta de peças, a avaliação de especialistas é de que o fornecimento dos itens tem apresentado melhora nas últimas semanas. Mesmo assim, persiste, tanto no país quanto no exterior, a tendência de desaceleração de demanda.

Ao licenciar 129,9 mil unidades, prossegue a Anfavea, o mês passado apresentou declínio de 1,8% em relação a igual mês de 2022 que, no entanto, constitui uma base de comparação fraca, devido à restrição de oferta, naquela ocasião. Em relação a janeiro último, o recuo foi menor, de 9%.

No que se refere a exportações, o estudo da Anfavea mostra recuo de 17,2% das vendas externas em fevereiro último, no comparativo anual, mediante embarques de 34,3 mil veículos, mas alta de 3,8% em relação a janeiro deste ano. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, porém, houve redução de 2,6%, mediante a exportação de 67,4 mil unidades. Em relação ao mercado de trabalho, a entidade revelou que, no mês passado, foram abertas 99 vagas no setor, que totaliza agora 102,2 mil pessoas.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS