Conecte-se conosco

Economia

Antes de solicitar a Revisão da Vida Toda do INSS, saiba se ela é vantajosa para você

O INSS agora permite que seus beneficiados solicitem a Revisão da Vida Toda, mas seria essa de fato vantajosa a todos os assegurados?

Publicado

em

Agora os aposentados podem solicitar a Revisão da Vida Toda ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, é preciso ter atenção, essa pode trazer vantagens a alguns assegurados, mas a outros, não.

Esse recurso é capaz de recalcular o valor da aposentadoria se baseando em toda a vida laboral do contribuinte. Mas, ainda, traz dúvidas aos assegurados sobre as suas vantagens.

Esse recalculo se dá, pois as contribuições feitas a autarquia antes de 1994 não são consideradas nos cálculos atuais. Dessa maneira, quem quiser concluir as contribuições que ficaram de fora do cálculo, deverão solicitar o recurso.

As contribuições feitas antes do Plano Real entrar em vigor foram desconsideradas pelo INSS, no entanto, o sistema de revisão acabou por ser concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A depender das contribuições feitas antes de 1994, o benefício do assegurado pode ter um aumento em seu valor, ou, pode diminuir.

Podem solicitar a revisão, aqueles que se aposentaram entre 29 de novembro de 1999 e 13 de novembro de 2019, que tenham contribuído para com a autarquia antes de 1994.

A revisão pode ser vantajosa para aqueles que tem poucas contribuições ou para aqueles prejudicados pela mudança para o Plano Real. Levando isso em consideração, alguns beneficiários podem vir a não se beneficiar solicitando a revisão da vida toda.

Dessa forma, para saber se é vantajoso para você ou não, é importante contar com ajuda de algum especialista da área. No entanto, ainda há como se ter uma noção se é vantajoso ou não.

Por exemplo, se o trabalhador contribuía muito antes da mudança para o Plano Real, após isso, acabou em um emprego que lhe permite contribuir menos, pode ser vantajoso incluir as contribuições mais altas no cálculo.

Já no caso daquele trabalhador que contribuía menos antes do Plano Real e após ele começou a contribuir com maiores valores, pode não ser tão interessante solicitar a revisão.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS