Bancos
Anuidade: dois cartões que eram gratuitos, agora cobram
Na contramão da tendência do mercado e do desejo da maioria dos consumidores, dois cartões brasileiros decidiram cancelar a oferta.
O cartão de crédito é um item que exige cuidado, mas que também pode salvar em momentos de urgência. Ao mesmo tempo em que ele é visto como o vilão das finanças de muitas famílias, ele também é uma boa solução de pagamento para quem tem controle financeiro.
Com o surgimento dos bancos digitais no mercado (as chamadas fintechs), as opções de cartão aumentaram significativamente, e mais do que isso: com vantagens e atrativos especiais que facilitam a vida do consumidor.
Um benefício que se tornou regra hoje, entre que está em busca de um cartão de crédito, é a anuidade grátis. Dezenas de instituições financeiras já não cobram mais aquela taxa mensal que antes incidia sobre quase todos os produtos.
Essa mudança foi uma adequação do mercado à concorrência e avanço do modelo digital, que conquistou uma parcela significativa da clientela, trazendo diferenciais que, até então, não eram ofertados.
Hoje, só paga anuidade aqueles usuários de cartões mais premium, como os de categoria Black, que oferecem vantagens superiores às de modelos mais tradicionais. A maioria dos clientes, porém, quer passar longe dessa taxa.
Motivo da cobrança
A anuidade funciona como uma espécie de compensação ao banco pelo produto oferecido, já que ele realiza e custeia todo o processo de gerenciamento do crédito, manutenção e investimentos em segurança.
A taxa é estabelecida de acordo com o tipo de cartão, e as regras variam conforme a instituição financeira ou a empresa emissora.
O cliente, geralmente, tem a opção de pagar a anuidade de uma só vez (no final do ano) ou de forma parcelada, cobrada diretamente na fatura. A maioria opta por parcelar e, por isso, muitas vezes nem percebe a diferença ao longo dos meses.
Cartões que deixaram de ser gratuitos
Apesar da tendência do mercado de não cobrar pela anuidade, algumas empresas anunciaram, recentemente, que voltarão a cobrar a taxa por seus cartões, a partir do próximo mês.
A novidade pegou muita gente de surpresa, inclusive possíveis clientes que cogitavam solicitar os produtos, mas se acostumaram com opções que não cobram pelo serviço.
A mudança foi anunciada pelos cartões Zoom e Buscapé. Se você tem ou pretende ter algum desses dois, vale a pena ficar de olho.
Os novos clientes poderão aproveitar uma carência de seis meses antes de começar a pagar, mas a taxa, após esse período, será de R$ 360 ou 12 parcelas de R$ 36.

-
Política21 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Agronegócio2 dias atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia23 horas atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos