Finanças
Apenas 19% dos brasileiros têm uma reserva dedicada à aposentadoria
Geração X é a que mais tem se preparado para aposentadoria no Brasil.
A aposentadoria é uma etapa da vida que demanda planejamento e organização. No entanto, boa parte da população brasileira ignora.
Prova disso é um estudo da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que mostra que apenas 19% dos brasileiros têm reservas financeiras destinadas à aposentadoria.
O número é baixo, no entanto, é maior que em 2022, quando era 18%. Mas é inegável: os dados refletem uma preocupação persistente quanto à segurança financeira na terceira idade.
Aposentadoria precisa ser planejada, mas brasileiro ainda ignora esse fato – Foto: Reprodução
Geração X é a mais engajada
Segundo o estudo, a geração X, composta por pessoas de 43 a 62 anos, é a mais engajada na formação de reservas para o futuro.
A análise mostra que aproximadamente 41% dos não aposentados dessa faixa etária esperam não depender exclusivamente do INSS para seu sustento na aposentadoria.
Apesar desse engajamento, somente um terço dos investidores brasileiros iniciou um planejamento para a aposentadoria de forma concreta.
Nesse grupo, a geração X se destaca, com 11% demonstrando interesse em utilizar retornos de aplicações financeiras para assegurar uma aposentadoria tranquila.
Família pesa na escolha
Especialistas da área observam que a principal preocupação entre brasileiros acima dos 40 anos está relacionada à responsabilidade de cuidar dos pais idosos.
Este fator adicional de responsabilidade reforça o desejo de não depender de terceiros no futuro. Muitos percebem a importância de ter uma reserva financeira suficiente para evitar dificuldades financeiras durante a aposentadoria.
Cenário nos EUA é diferente
O estudo também fez uma análise nos Estados Unidos, por lá, o cenário é totalmente diferente do Brasil.
Surpreendentemente, a geração Z (16 a 27 anos) e os millennials (28 a 42 anos) estão mais avançados na preparação para a aposentadoria, em comparação com a geração X e os baby boomers.
Um relatório da Goldman Sachs Asset Management indica que esses grupos mais jovens estão mais conscientes e ativos na construção de suas reservas para o futuro.
Educação financeira é a chave
A principal maneira de mudar esse cenário é ampliando a conscientização sobre a importância de iniciar o planejamento financeiro cedo.
É importante que a população compreenda questões como os benefícios dos juros compostos e a necessidade de economizar para o futuro.
O caminho para isso poderia ser campanhas de educação financeira, essenciais para mudar a mentalidade e incentivar os brasileiros a pensar no longo prazo.
A ideia no Brasil caminha a passos lentos e ainda pode ser um desafio. Mas a segurança financeira é, sem sombra de dúvidas, um dos principais pilares para uma qualidade de vida, independentemente da idade.

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