Economia
Aperte o cinto: Preço do combustível deve subir ainda mais em novembro
Petrobras declarou que por conta de uma “demanda atípica”, fornecimento pode ficar comprometido. Distribuidoras alertam para desabastecimento.
A Petrobras confirmou que não conseguirá atender todos os pedidos de fornecimento de combustíveis para o mês de novembro. Com isso, distribuidoras e agentes do mercado alertam para o risco de desabastecimento de diesel e gasolina em todo o país.
Leia mais: Aprovado o 13º salário em dobro do INSS! Prazo é de dois anos
Apesar de a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) declarar que não há risco de falta de combustíveis por enquanto, por outro lado, analistas acreditam que o potencial risco desabastecimento impacte em aumentos cada vez maiores nas bombas.
Isso porque, na prática, o Brasil não produz o volume necessário de combustíveis para o abastecimento nacional, sendo necessário importar de outros países. Com isso, dada a política de preço praticada pela Petrobras, acaba se tornando inviável a importação de gasolina, por exemplo, por grupos privados.
Fornecimento reduzido
Em seu comunicado, a Petrobras declarou que por conta de uma “demanda atípica” no número de pedidos de fornecimento de combustíveis para novembro, por sua vez muito acima dos meses anteriores, serão atendidos apenas contratos de muita antecedência. No entanto, a empresa destacou que está maximizando sua produção e operando com “elevada utilização de suas refinarias”.
Segundo a Associação das Distribuidoras de Combustíveis Brasilcom – constituída por 40 distribuidoras regionais de combustíveis – em certos casos, o cortes unilaterais previstos pela Petrobras vão atingir mais de 50% do volume solicitado para compra, fator que coloca o Brasil em posição de potencial desabastecimento.
Uma solução para o problema seria aumentar os níveis de importações. No entanto, as empresas declaram que não acaba sendo viável adquirir combustíveis no mercado externo. Como dito anteriormente, um dos motivos tem a ver com os preços do mercado internacional, com valores bem superiores aos utilizados no Brasil.

-
Tecnologia16 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA