Conecte-se conosco

Economia

Após alta da véspera, hoje investidor adota cautela

O IBGE informou que produção industrial referente a outubro cresceu 1,1% frente a setembro, na série com ajuste sazonal.

Publicado

em

Após a forte alta da véspera, em razão das notícias de autorização emergencial para o uso da vacina para o coronavírus, hoje, as bolsas adotam cautela. Logo cedo, o Reino Unido informou que se tornou o primeiro país a autorizar o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNtech. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava queda de 0,17%, aos 111.180 pontos.

Se por um lado a notícia sobre o início da vacinação no Reino Unido na próxima semana é positivo, por outro, o impasse nas negociações do pós-Brexit impõem cautela.

Por aqui, o ministério da Saúde informou que a vacinação deve começar a partir de março e na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da saúde, idosos e a população indígena. O ministério disse ainda que não há preferência por vacina, o importante é que ela seja aprovada e tenha os devidos registros.

Ontem, o presidente do senado, Davi Alcolumbre, afirmou que o Congresso irá analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2021 em 16 de dezembro. Já o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o auxílio emergencial não será prorrogado.

Também na véspera, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que melhorou a projeção de desempenho da economia brasileira este ano, mas para 2021 espera-se um crescimento mais fraco do que o projetado há três meses. De acordo com a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano terá retração de 6%, ante 6,5% na projeção anterior. Para o ano que vem, o crescimento caiu de 3,6% para 2,6%.

Na agenda, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a produção industrial referente a outubro cresceu 1,1% frente a setembro, na série com ajuste sazonal, após altas em maio (8,7%), junho (9,6%), julho (8,6%), agosto (3,4%) e setembro (2,8%). Em seis meses de alta, o crescimento acumulado foi de 39,0%, eliminando a perda de 27,1% que havia sido acumulada entre março e abril levando a produção industrial ao nível mais baixo da série. Mesmo com o desempenho positivo nos últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 14,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Antes, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou que o IPC Fipe semanal ficou em 1,03% na cidade de São Paulo na quarta quadrissemana de novembro.

Nos Estados Unidos, serão divulgados dados de empregos privados medido pelo instituto ADP. Além disso, o presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA), Jerome Powell, discursará no Comitê Financeiro da Câmara dos Deputados e a tarde será conhecido o Livro Bege, que contém informações sobre o cenário econômico do país.

Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registrava recuo de 0,38%, aos 29.690 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS