Conecte-se conosco

Economia

Aposentado do INSS? Saiba como pedir a revisão do seu benefício antes que o prazo acabe

Se você acha que seu benefício do INSS está errado, não perca tempo. Verifique seus direitos, organize seus documentos e faça o pedido de revisão.

Publicado

em

Se você é aposentado e recebe seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), saiba que pode pedir uma revisão se achar que o valor está errado ou que algum período de trabalho não foi contado. Mas atenção, tem um prazo para fazer isso!

Prazo de 10 anos para pedir revisão

Você tem dez anos a partir da data em que começou a receber a aposentadoria para solicitar essa revisão. Portanto, em 2024, quem se aposentou em 2014 está no último ano para fazer esse pedido. A contagem começa um mês após o recebimento do primeiro pagamento. Por exemplo, se você começou a receber em janeiro de 2014, tem até fevereiro de 2024 para pedir a revisão.

Como pedir a revisão

Para solicitar a revisão, você precisa ter documentos que comprovem o erro do INSS. Primeiro, faça o pedido diretamente ao INSS. Caso não resolva, você pode recorrer à Justiça. Se o valor envolvido for até 60 salários mínimos, ou se o processo for na Previdência Social, não é obrigatório ter um advogado, mas é recomendável contar com um especialista ao seu lado.

Fazendo a solicitação de forma remota

Você pode pedir a revisão sem sair de casa. É só ligar para o 135 ou usar o aplicativo ou site do Meu INSS. Mas, para isso, você precisa ter um cadastro no Portal Gov.br.

Benefícios da revisão e cuidados antes de fazer o pedido

Se o INSS aceitar que errou, você pode receber a diferença dos últimos cinco anos, os chamados “atrasados”. Mas tenha cuidado, pois em algumas revisões, se você apresentar um novo documento, o prazo para pedir a revisão pode mudar.

A advogada Priscila Arraes Reino, que é especialista na área, alerta: “é extremamente importante que o segurado aposentado ou pensionista busque uma equipe especializada para realizar os cálculos de revisão para verificar se tem direito antes de entrar com pedido no INSS ou na Justiça”. Isso porque o INSS pode até diminuir o valor do benefício se encontrar algum erro.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS