Conecte-se conosco

Economia

Aposentadoria do INSS: 10 doenças que dão direito ao benefício, mas poucos sabem

Aposentadoria por invalidez não exige cumprimento de carência e pode ser solicitada por quem não tem condições de retornar ao trabalho.

Publicado

em

A aposentadoria por invalidez é um direito do trabalhador que fica impedido de exercer uma atividade laborativa devido a alguma doença grave, sem possibilidade de reabilitação e retorno ao trabalho. O benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após comprovação por meio de perícia médica.

Leia mais: Seguro-desemprego, abono PIS/Pasep e benefícios do INSS terão reajustes em 2022

Antes de mais nada, o trabalhador acometido por alguma condição de saúde incapacitante precisa dar entrada no auxílio-doença. Durante a perícia médica, se constatada sua incapacidade permanente para o trabalho, será indicada a aposentadoria.

A comprovação deve ser feita por meio de documentos, como exames, laudos médicos, atestados e declarações. O perito será o profissional responsável por atestar a condição.

Esse tipo de benefício não exige o cumprimento de carência, ou seja, não é necessário ter um tempo mínimo de contribuição antes de dar entrada na aposentadoria por invalidez. Entretanto, o interessado deve possuir a condição de segurado do INSS para receber os pagamentos.

10 doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez

Algumas doenças consideradas graves podem incapacitar o segurado do INSS e impedir seu retorno ao trabalho. Essas condições dão direito ao benefício, mas muitas pessoas não sabem disso. Veja quais são:

  1. Cardiopatia Grave;
  2. Alienação Mental;
  3. Câncer;
  4. Cegueira;
  5. AIDS;
  6. Doença de Paget;
  7. Contaminação por Radiação;
  8. Hanseníase;
  9. Espondiloartrose anquilosante;
  10. Esclerose múltipla.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS