Finanças
Aposentados e pensionistas: foi liberado cartão consignado do INSS!
O cartão consignado não possui anuidade, permite saque de até 70% do limite e tem prazo de até 40 dias para efetuar o pagamento. Saiba mais.
Uma nova modalidade de crédito começou a ser ofertada para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Governo Federal anunciou nesta última terça-feira, 27, a chegada de um cartão de benefício consignado.
Diante disso, a margem consignável dos contribuintes do INSS aumentou de 40% para 45%, sendo esse o percentual que o segurado pode comprometer com o crédito através do seu benefício do INSS. Nesse sentido, é importante deixar claro que as parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente na folha de pagamento do benefício, o que garante o pagamento do crédito em questão.
Devido ao fato de não possuir o risco de o beneficiário não pagar os juros, consequentemente estes são mais baixos que nas demais formas de empréstimo. Mesmo que não seja mencionado no cartão consignado, ele opera da mesma maneira que um cartão de crédito. O cartão consignado não possui anuidade, permite saque de até 70% do limite e possui prazo de até 40 dias para efetuar o pagamento. Caso haja atraso, será cobrada uma taxa de juros de até 3,06%.
Além disso, serão concedidas algumas vantagens para aqueles que possuírem esse cartão. Os usuários terão seguro de vida obrigatório, auxílio e assistência funeral grátis e desconto em farmácias. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições como BMG, Master, PAN, Santander, Daycoval e Facta já estão ofertando o crédito consignado.
Ademais, diversas pessoas se questionam sobre a concessão desse cartão para as pessoas que recebem o Auxílio Brasil. Nesse sentido, o Governo Federal divulgou, no mês de agosto, que isso será possível. Foi publicada a portaria que define as normas desta concessão, que era o que faltava para as instituições bancárias começarem a oferecer esse empréstimo.
Também foram estabelecidos os juros e o prazo de pagamento. Nesse caso, os juros devem ser de até 3,5% ao mês e o prazo máximo para pagamento da dívida é de até 24 meses, o que talvez não seja um bom negócio, pois os juros são bem mais altos que os dos segurados do INSS.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira