Conecte-se conosco

Empresas

App leva tokens de crédito de carbono a pessoas físicas

Muitas empresas, atualmente, vem trabalhando para manter uma pegada ecológico menos danosa para o planeta de forma geral. Entenda!

Publicado

em

O ser humano gera carbono desde o momento em que está fazendo as atividades cotidianas até o momento em que decide descansar para viver o dia de amanhã. Evidentemente, em certa quantia, a emissão de carbono é positiva uma vez que o átomo e as moléculas formadas pelo sexto elemento da tabela periódica configuram-se como fundamentais para os organismos, auxiliando na manutenção da vida como conhecemos. Todavia, em excesso, a dinâmica torna-se desequilibrada, tornando o planeta demasiadamente quente afetando o meio ambiente drasticamente.

Em vista disso, na tentativa de ajudar a diminuir a “pegada” de carbono, a Ambipar (AMBP3) criou o Ambify, um aplicativo baseado em blockchain que possibilita aos indivíduos a possibilidade de mensurar quantos quilos de moléculas geram cotidianamente. O app pode ser encontrado tanto para IOS quanto para Android.

É importante destacar, também, que o conceito de carbono e sua emissão começou a ser pautado no Protocolo de Quioto, em 1997. Esse tratado internacional visa reduzir a emissão de gases referentes ao efeito estufa no planeta. Para que uma empresa possa emitir quantias grandes de carbono, é necessário ter projetos sustentáveis, como áreas para reflorestamento, parques de energia solar ou eólica etc.

À vista disso, apps como o Ambify, em suma, permitem a compra de créditos de carbono de forma fragmentada, movendo essa economia verde também para o varejo. De acordo com a empresa whitepaper (guia) do projeto, “para a Ambipar, não fazia sentido lançar o token AMBIFY em uma rede blockchain que utilizasse o já muitas vezes criticado mecanismo de consenso intitulado prova de trabalho (PoW, ou proof of work, em inglês)”.

É importante salientar, obviamente, que o PoW é um tipo de protocolo de mineração de criptomoedas que demanda um grande gasto de energia e um poder computacional bem elevado. Contudo, a Ambify é um passo positivo da Ambipar rumo a um mercado voltado à economia verde. Além disso, no ano passado, a empresa fez aquisição de controle da Biofílica, tornando-se a pioneira em território brasileiro no desenvolvimento de projetos florestais voltados à geração de créditos de carbono.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS