Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a cultivar a linda planta Colar de Tartaruga dentro de sua casa

O colar de tartaruga é uma peperômia muito delicada, que fica linda em ambientes internos. Aprenda a cultivar de forma fácil.

Publicado

em

Se você é um amante de plantas, essa peperômia vai te deixar encantado. Conhecida também como colar de tartaruga, ela tem uma aparência muito delicada, é supercompacta e suas folhas têm aspecto de um casco de tartaruga.

Essa planta é nativa do Equador, mas não é tão conhecida no Brasil, por isso, não é tão fácil de se encontrar. Mas quem é louco por planta já deve ter visto essa em decorações e, provavelmente, ficou com um enorme desejo de possuir uma.

Quando dissemos que ela era uma planta delicada, não estávamos falando apenas da aparência, suas folhas possuem uma estrutura delicada, que podem cair facilmente a qualquer contato brusco. Elas possuem um formato redondo, com tons que variam entre marrom e verde.

Para quem gosta de enfeitar o ambiente interno com diversas plantas, o colar de tartaruga pode ser uma ótima escolha, desde que se tome alguns cuidados para manter sua saúde.

O primeiro cuidado que é preciso ter com esse tipo de planta, é a escolha do vaso, que deve ser ideal para o seu desenvolvimento. Ele não precisa ser muito grande, um de médio a pequeno porte já é o bastante e, de preferência, raso.

Antes de plantá-la no vaso, a dica é botar algumas pedrinhas de brita no fundo e cobrir com uma manta acrílica, assim, encher de substrato e adicionar a planta.

E falando em substrato, o ideal para o colar de tartaruga é aquele que possui boa drenagem e matéria orgânica, o que você consegue utilizando um bom húmus de minhoca e, até mesmo, turfa.

Quanto à exposição solar, o ideal é que a planta pegue apenas o sol da manhã ou da tarde, pois ela não gosta de sol excessivo, por isso, mantê-la em ambientes internos pode dar muito certo, ainda mais em ambientes iluminados.

E agora o que deixa os donos de peperômias de cabelos brancos é a frequência de rega. As peperômias tendem a ser chatas com a questão de rega, pois gostam de substrato úmido, mas nem tanto.

O ideal é não encharcar o substrato, pois dessa forma a raiz pode apodrecer. Mantenha uma frequência alta de rega, com pouca quantidade de água.

Para quem gosta de compartilhar mudinhas de planta, a propagação do colar de tartaruga é, de certa forma, fácil. Basta separar as touceiras e plantar em um vaso com o mesmo tipo de substrato para criar raiz.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS