Conecte-se conosco

Agronegócio

Aprenda a cultivar Amarelinha e transforme seu jardim em um verdadeiro paraíso!

Publicado

em

Com origem no continente africano, a Amarelinha, também conhecida por “ciganinha” ou “Suzana-dos-olhos-negros”, é uma trepadeira muito reconhecida por suas flores exuberantes e coloridas.  

Elas apresentam um lindo contraste entre o tom de amarelo vivo e o miolo escuro, fazendo alusão a um olho. Essa espécie é muito usada na decoração de cercas, treliças e pergolados, dando um toque de charme aos espaços externos.

Seu cultivo se dá de forma relativamente fácil e é adaptável a diferentes tipos de solo e resistente aos períodos de seca. Além disso, outro aspecto dessa espécie atrai a presença de polinizadores para transformar o seu jardim.  

Características da espécie  

A  Thunbergia alata  é uma planta que cresce de forma rasteira no chão, mas também pode crescer através de pendentes em jardineiras, o melhor local para cultivo é em sacadas e vasos, que devem ser pendurados no alto.  

A tonalidade das flores não costuma fugir do amarelo, mas podem ocorrer tons alaranjados também, assim como brancos, rosados e vermelhos. O miolo oscila entre tonalidades de marrom e roxo escuro.  

É muito escolhida por trazer a presença de polinizadores nos jardins, como, por exemplo, borboletas e abelhas, que contribuem para a biodiversidade do jardim e da decoração da sua casa.  

Dicas de cultivo  

A Amarelinha é uma planta bastante tolerante quando o assunto é solo: o mais indicado é que ele seja bem drenado, fértil e enriquecido com matéria orgânica.

Essa espécie é proveniente de uma região com clima tropical e subtropical e não se dá bem com temperaturas mais baixas. O recomendado é que ela receba luz solar diretamente, mas também consegue se adaptar à luz parcial.  

A Suzana dos olhos negros é bastante sensível à falta de água e à seca, por isso, é importante fazer um cronograma que atenda às necessidades do solo, de acordo com o ambiente no qual ela está inserida.  

Sua floração costuma ocorrer de forma mais certeira durante o verão, entretanto, pode ocorrer em outras épocas do ano também, com menor incidência. Ela costuma florescer de 2 a 3 meses após o plantio. Nas regiões de baixa temperatura, costuma ser cultivada como planta anual.  

A propagação costuma ocorrer por estaquia e por sementes. No primeiro caso, ocorre através de pedaços dos ramos que devem ser plantados em solo úmido para germinação.

As sementes devem ser plantadas numa profundidade de até meio centímetro no solo, com espaçamento ideal entre 60 e 90 centímetros entre elas. A germinação, neste caso, deve ocorrer entre uma e três semanas após o início do cultivo.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS