Finanças
Aprenda a poupar energia elétrica e saiba quais aparelhos consomem mais
Uso de energia elétrica vem sendo discutido há tempos tanto por sua economia como pela sustentabilidade. Confira dicas para economizar.
Atualmente, o mundo vem discutindo uma questão fundamental para a manutenção do planeta Terra: a conservação de energia elétrica em distintas escalas. Nesse sentido, passar a se preocupar com os recursos que estão sendo utilizados nas nossas casas pode garantir uma qualidade de vida bem melhor para as futuras gerações, e isso começa a partir de incentivos às práticas ecológicas e sustentáveis.
Todavia, mesmo que o discurso pautado na Ecologia seja fundamental, existem outros fatores que acabam nos levando a querer poupar energia elétrica.
Essas outras motivações, em suma, encontram-se atreladas ao objetivo de poupar dinheiro, uma vez que, na sociedade atual, todo ou qualquer serviço prestado, bem como o consumo de determinados produtos demandam o pagamento de alguma quantia para que se possa usufruir desses trabalhos. No caso da energia elétrica, por exemplo, esse pagamento é proporcional ao consumo.
Nesse contexto, muitas pessoas possuem medo do reajuste em relação às tarifas de energia elétrica. Hoje, a energia encontra-se relativamente “barata” em muitos estados devido algumas políticas que foram adotadas visando a essa redução. No entanto, o Brasil possui um histórico de contas um tanto “salgadas”, ainda mais quando uma família excede o limite de watts por hora estabelecido.
Porém, existem algumas atitudes que podem ser tomadas visando a minimizar esse desperdício de energia que pode acabar ocorrendo. Para diminuir o consumo, é preciso atentar-se ao fato de que existem alguns aparelhos que consomem muito mais energia do que outros em nossas casas. Aparelhos esses que continuam funcionando e consumindo energia mesmo quando estão desligados.
Desse modo, é preciso deixar claro que pequenas atitudes podem mudar um pouco o seu consumo no final do mês. Banhos mais rápidos são uma ótima forma de poupar energia, visto que a resistência do chuveiro consome uma quantidade significativa de energia elétrica.
Desligar a TV da tomada também é uma opção. Além disso, existem outros aparelhos que são entendidos como vilões do alto consumo de energia.
O ar-condicionado, por exemplo, chega a consumir 6% do consumo médio geral de energia, conforme aponta o Energy.gov. Além desse aparelho, aqueles que utilizam aquecedor de água elétrico também precisam passar a ser desligados. Aquecedores para o inverno também são uma grande fonte de consumo de energia, além da lava-louças.
Resumidamente, a partir dos pequenos detalhes, poder-se-á estabelecer um padrão de consumo que seja confortável tanto para o seu bolso quanto para o planeta. A geração de energia, dependendo do local, pode custar muito para o planeta e poucas pessoas enxergam isso.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%