Automobilística
Aprenda como economizar combustível com atitudes simples
Engenheiros da Chevrolet realizam diversos testes e chegaram a conclusões sobre o que realmente contribui para a economia de combustível.
Que todo brasileiro gosta de economizar todo mundo já sabe. Diariamente, a maioria das famílias estão em busca de estratégias para tentar equilibrar as contas. Poupar combustível é uma das mais importantes e adotadas mais frequentemente pelos motoristas espalhados por todo o país.
Pensando nisso, a equipe de engenharia da Chevrolet realizou uma série de testes para identificar quais são os métodos que realmente funcionam quando o assunto é economia. Os veículos utilizados na pesquisa foram o Onix Plus e o Tracker. Confira!
Não acelere mais do que o necessário
Quanto mais você acelera, mais combustível seu veículo consome. Em um dos testes, foi considerado um percurso rodoviário feito a 60 km/h e a 140 km/h, em uma pista circular que simula uma reta infinita. De acordo com os resultados, a velocidade mais econômica é a de 60 km/h, que resulta em consumo médio de 30,7 km/l.
Não ande com pneus descalibrados
A calibragem do pneu também é fundamental para garantir um menor gasto. No teste feito pela Chevrolet comparando condições ideais (35 psi) e com menos pressão (20 psi), o veículo gasta um pouco mais de R$ 100 quando o pneu está descalibrado do que quando não está. Isso acontece porque o equipamento tem sua área de contato com o solo ampliada, exigindo mais esforço do motor.
Analise o uso do ar-condicionado
A recomendação é simples: se for viajar e optar por ir com as janelas abertas, seu veículo criará maior resistência em relação ao ar, o que faz com que seja necessário aumentar a potência, gastando uma maior quantidade de gasolina. Nessas situações, é bem mais vantajoso manter o ar ligado.
Já em cidades, rodar com o ar desligado ajuda na economia. Isso acontece porque não existe dificuldades quanto à resistência do vento.
Reduza a velocidade do veículo aos poucos
Optar pela redução gradativa da velocidade é a melhor escolha. O teste desvendou que na hora de parar o veículo, é melhor acelerar progressivamente e antecipar a frenagem do que acelerar e frear mais forte. Usando a primeira estratégia, o Tracker 1.0 turbo fez 13,1 km/l na pista. Já com a segunda, apenas 11 km/l. A diferença no bolso chega a R$ 1.658 por ano.
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