Conecte-se conosco

Automobilística

Aprenda como economizar combustível com atitudes simples

Engenheiros da Chevrolet realizam diversos testes e chegaram a conclusões sobre o que realmente contribui para a economia de combustível.

Publicado

em

mulher com duvidas na bomba de gasolina

Que todo brasileiro gosta de economizar todo mundo já sabe. Diariamente, a maioria das famílias estão em busca de estratégias para tentar equilibrar as contas. Poupar combustível é uma das mais importantes e adotadas mais frequentemente pelos motoristas espalhados por todo o país.

Pensando nisso, a equipe de engenharia da Chevrolet realizou uma série de testes para identificar quais são os métodos que realmente funcionam quando o assunto é economia. Os veículos utilizados na pesquisa foram o Onix Plus e o Tracker. Confira!

Não acelere mais do que o necessário

Quanto mais você acelera, mais combustível seu veículo consome. Em um dos testes, foi considerado um percurso rodoviário feito a 60 km/h e a 140 km/h, em uma pista circular que simula uma reta infinita. De acordo com os resultados, a velocidade mais econômica é a de 60 km/h, que resulta em consumo médio de 30,7 km/l.

Não ande com pneus descalibrados

A calibragem do pneu também é fundamental para garantir um menor gasto. No teste feito pela Chevrolet comparando condições ideais (35 psi) e com menos pressão (20 psi), o veículo gasta um pouco mais de R$ 100 quando o pneu está descalibrado do que quando não está. Isso acontece porque o equipamento tem sua área de contato com o solo ampliada, exigindo mais esforço do motor.

Analise o uso do ar-condicionado

A recomendação é simples: se for viajar e optar por ir com as janelas abertas, seu veículo criará maior resistência em relação ao ar, o que faz com que seja necessário aumentar a potência, gastando uma maior quantidade de gasolina. Nessas situações, é bem mais vantajoso manter o ar ligado.

Já em cidades, rodar com o ar desligado ajuda na economia. Isso acontece porque não existe dificuldades quanto à resistência do vento.

Reduza a velocidade do veículo aos poucos

Optar pela redução gradativa da velocidade é a melhor escolha. O teste desvendou que na hora de parar o veículo, é melhor acelerar progressivamente e antecipar a frenagem do que acelerar e frear mais forte. Usando a primeira estratégia, o Tracker 1.0 turbo fez 13,1 km/l na pista. Já com a segunda, apenas 11 km/l. A diferença no bolso chega a R$ 1.658 por ano.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS