Economia
Aprovada MP que autoriza venda direta de etanol aos postos de gasolina
Texto que foi enviado para o governo não teve alterações e foi aprovado por 353 votos a 2. Confira a matéria!
Nesta quarta feira, 1º de junho, foi aprovada uma medida provisória autorizando a venda direta de etanol de produtores, inclusive cooperativas, para postos. O texto enviado para o governo não teve alterações e foi aprovado por 353 votos a dois. A promessa do presidente Jair Bolsonaro sobre a venda direta de etanol das usinas para os postos já estava em estudo desde 2019.
Leia também: Postos passarão a não revelar a 3ª casa decimal do valor do combustível
Para que essa operação fosse possível, o governo precisava de ajustes para dar respaldo legal e fiscal, como o PIS/Cofins para etanol hidratado. Com o texto aprovado, os agentes produtores, as empresas comercializadoras e os importadores ficam autorizados a comercializar diretamente com o agente distribuidor, varejista e também o mercado externo.
“Diante dos altos preços da gasolina, utilizar o combustível oriundo da cana-de-açúcar pode ser uma alternativa, até porque a maioria dos carros, hoje em dia, aceita os dois combustíveis. Em alguns estados, inclusive, já está mais em conta abastecer com álcool, em vez da gasolina”, argumentou o líder do Republicanos na Casa.
Ano passado, em setembro, o congresso aprovou uma MP sobre o mesmo assunto, mas o presidente vetou artigos referentes à venda direta do produto em postos. O argumento foi que incluir cooperativas na medida resultaria em uma desoneração fiscal desproporcional.
Apesar das interdições, a venda direta já foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. O setor busca ainda uma autorização em lei para que gere mais segurança e a permissão fique mais consistente. De acordo com levantamento, o preço do álcool já passou a oferecer vantagens ao público.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025