Economia
Aprovado pelo INSS: lista de doenças que garantem aposentadoria
Confira a lista atualizada de patologias que podem conceder o direito de afastamento permanente do trabalho.
Se aposentar é o sonho de todo brasileiro, e para contemplar uma população tão grande e plural, existem diversos modelos de aposentadoria ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, a modalidade por invalidez é uma das mais conhecidas pelo público em geral.
Esse tipo de afastamento é destinado aos trabalhadores que, por conta de acidente ou doença, ficam incapacitados de exercer suas atividades laborais. Contudo, para obter tal benefício, é preciso que o requerente atenda aos critérios estabelecidos pela autarquia.
Dentre os requisitos mais importantes, podemos citar a condição de incapacidade permanente e total, além do cumprimento de uma carência de 12 meses. Assim, a primeira exigência mencionada refere-se à impossibilidade do indivíduo de exercer suas funções, sem que haja perspectiva de recuperação ou possibilidade de recolocação profissional.
Quais são as doenças dão direito a solicitar tal aposentadoria?
Para ter esse tipo de benefício concedido, é essencial que a parte interessada preencha todos os requisitos implementados pelo INSS. Esses padrões servem justamente para evitar que pessoas mal-intencionadas ou mentirosas acabem usurpando o direito daqueles que mais precisam.
É necessário que o trabalhador esteja atuando em sua profissão ou inserido no chamado período de graça. Assim, dentro do prazo de até 36 meses, o cidadão terá direito a ser contemplado com os benefícios sociais, mesmo que não esteja contribuindo ou exercendo qualquer atividade.
Outro fator importante é que o segurado precisa possuir no mínimo 12 meses de contribuição para a Previdência. Entretanto, se surgir um diagnóstico de alguma patologia de cunho extremamente grave, incapacitante ou irreversível, ele terá direito a solicitar a aposentadoria por invalidez. Vejamos as principais doenças listadas pela autarquia:
- Neoplasia Maligna (Câncer)
- Cegueira
- Parkinson
Por fim, caso surja algum problema, a pessoa pode contratar o auxílio de um profissional especializado na área, como, por exemplo, um advogado. Este poderá oferecer orientações precisas para tornar o processo muito mais ágil e prático para o seu cliente.

-
Artigos1 dia atrás
Para quem fica a herança de um solteiro que não teve filhos?
-
Saúde1 dia atrás
Abstinência pura! Saiba o que acontece no corpo de quem abandona o açúcar
-
Tecnologia24 horas atrás
Saiba como evitar as ‘ligações mudas’ de telemarketing invasivo
-
Política2 dias atrás
Você sabia que o idioma oficial dos Estados Unidos NÃO era o inglês?
-
Mundo2 dias atrás
Mesmo sem exército, país sul-americano é um dos mais tranquilos do mundo
-
Economia2 dias atrás
Qual estado tem a maior renda per capita no Brasil? E a menor?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
‘Ghosting’ no trabalho é nova tendência entre jovens da geração Z
-
Economia3 horas atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute