Economia
Aqueles que são cadastrados no CadÚnico podem receber estes benefícios
O CadÚnico é o responsável por mapear famílias em situação de vulnerabilidade e oferecer auxílios por meio de programas sociais. Conheça.
No Brasil, existem diversas famílias em situação de vulnerabilidade, como pobreza e pobreza extrema. Para auxiliar essas famílias, existem os programas sociais, que são oferecidos para os que são cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico).
O CadÚnico é o responsável por mapear as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e oferecer auxílios por meio de programas sociais do Governo Federal.
Logo, quem é cadastrado no CadÚnico pode ter direito a receber certos benefícios. Conheça os mais populares e quais são os requisitos necessários para recebê-los.
O cadastro foi regulamentando ainda em 2007, pelo Decreto Federal nº 135. É importante lembrar que o cadastro não te inscreve automaticamente nos benefícios, isso porque é necessário cumprir certos requisitos para ser elegível aos auxílios oferecidos.
ID Jovem
Um desses benefícios que a população cadastrada na plataforma têm acesso é ao ID Jovem. Esse programa teve início em 2016 e contempla jovens entre 15 e 29 anos com diversos auxílios.
Esses benefícios vão desde a meia-entrada em eventos culturais, como shows, cinemas e teatros, até descontos e vagas gratuitas em viagens interestaduais.
Para ser elegível a esse programa, é necessário ter entre 15 e 29 anos, seja inscrito no CadÚnico e estar em situação de vulnerabilidade.
Para se enquadrar como vulnerável, é necessário que a família receba até no máximo dois salários mínimos. Também é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS).
Auxílio Brasil
Instituído em 2021, substituindo o antigo programa Bolsa Família, esse é o programa mais utilizado pela população atualmente.
Ele é dedicado a pessoas que vivem em situação de pobreza e pobreza extrema. O valor do repasse é para que essas famílias tenham uma renda suficiente para sobreviver.
Para ser elegível a esse programa social, é necessário se enquadrar em uma das três situações, ter a renda entre 105 reais e 210 reais por pessoa ou ser parte de uma família em regras de emancipação.
Além disso, é necessário estar inscrito no CadÚnico e se enquadrar na situação de vulnerabilidade financeira anteriormente citada.
Vale-Gás
O Vale-Gás é um repasse feito bimestralmente, ou seja, a cada dois meses, a fim de ajudar as famílias de baixa renda a comprarem um botijão de gás de cozinha.
A média do valor do botijão de gás é estabelecida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) e, a partir disso, o Governo Federal faz o repasse de 50% do valor necessário para a compra do botijão de 13 quilos.
Para receber esse benefício, não é necessário se inscrever, visto que as pessoas cadastradas no CadÚnico têm direito ao repasse. Esse programa prioriza beneficiar famílias que são lideradas por mulheres e mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?