Agronegócio
Áreas plantadas com milho podem atingir alta de 6,44% no Mato Grosso
Após uma temporada afetada pelo clima, a expectativa é que a produtividade da futura safra retorne ao nível médio do Estado nos últimos anos
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na safra 2021/22, as áreas plantadas com milho podem atingir uma alta de 6,44% em relação ao ciclo anterior, alcançando 6,22 milhões de hectares no Mato Grosso.
No Estado, a produção de milho na safra 2020/21 ficou consolidada em 32,56 milhões de toneladas, com uma queda de 8,14% em relação à safra anterior.
A forte demanda, oferta restrita do cereal na atual temporada, acesso a insumos avançados – embora a comercialização de alimentos não tenha atingido o maior patamar da história do período, será superior ao nível médio histórico – e a elevação de preços futuros, são alguns dos fatores em que a expectativa do Imea se baseia.
Após uma temporada afetada pelo clima, espera-se que a produtividade da futura safra retorne ao nível médio do Estado nos últimos anos, que deve ser de 106,09 sacas por hectare. Além disso, com base nas estimativas de área e produtividade, estima-se que a safra de 2021/22 pode apresentar um acréscimo de 21,22% em relação à safra anterior, podendo chegar a 39,57 milhões de toneladas.
O Imea ainda destacou que grande parte do estado do Mato Grosso foi afetado produtivamente pelo cultivo fora da janela, considerando a escolha ideal para o plantio, aliado ao baixo índice pluviométrico do estado. Com o fim da safra, os produtores podem avaliar o real impacto do clima na produção da lavoura.
As regiões mais afetadas pelo clima nesta safra são Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que diminuíram 18,42%, 17,73% e 15,21% rem relação à safra anterior. Em relação a produtividade do milho no Estado para a safra 20/21 foi de 92,65 sacas por hectare, que foi 15,02% menor do que o valor observado na safra 19/20 e 0,95% menor do que o estimado no mês anterior.

-
Finanças12 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo4 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio16 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento