Conecte-se conosco

Economia

Argentina criará fundo com ganhos extraordinários pela guerra na Ucrânia

A Argentina pretende criar um fundo com os valores arrecadados em detrimento do conflito no leste europeu. Entenda!

Publicado

em

A Argentina irá criar um fundo com o intuito de captar ganhos econômicos extraordinários oriundos do aumento dos preços internacionais das matérias-primas causado pela guerra que está ocorrendo no leste europeu entre Rússia e Ucrânia.

Leia mais: Guerra no Leste europeu traz lições econômicas ao Brasil

Essa notícia foi dada pelo ministro da Economia Martín Guzmán. O ministro relatou que estão buscando “construir um mecanismo para garantir que o choque da guerra não tenha um efeito regressivo em nossa sociedade, um impacto desigual. Nas próximas semanas, iremos convocar as forças produtivas para captar a renda inesperada”.

A priori, estima-se que através desse fundo, serão construídas empresas que tenham lucros anuais líquidos tributáveis superiores a 1 bilhão de pesos (8,5 milhões de dólares).

De acordo com o ministro, essas representam “uma fração muito pequena da rede empresarial do país”. Destarte, não foi sinalizado a quantia que poderá ser arrecadada nessa empreitada. Em vista disso, o governo peronista de centro-esquerda busca paliar a inflação, que acumula 16,1% no primeiro trimestre e vem causando fortes estragos no bolso da população argentina, e, consequentemente, acaba ofuscando o crescimento econômico e do emprego.

Contudo, o presidente Fernández também relatou que essas medidas são necessárias e “se inserem em uma lógica de seguir melhorando a distribuição de renda, respeitando os objetivos fiscais que nos demos”. Por fim, disse que o país, nesse momento, precisa urgentemente daqueles que lucraram demasiadamente com o conflito no leste europeu para colaborarem com a igualdade, com o coletivo.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS