Conecte-se conosco

Finanças

Arquiteto lista 3 tipos de imóveis que você NUNCA deve comprar

Especialista em arquitetura e reforma compartilha conselhos valiosos sobre imóveis que não recomendaria para reformas.

Publicado

em

A jornada em busca de um imóvel pode ser desafiadora, especialmente quando se considera a aquisição de uma propriedade de segunda mão. Com a escassez de novas construções, muitos optam por comprar imóveis antigos.

No entanto, Edu Saz, renomado arquiteto espanhol, desaconselha a compra de três tipos específicos para reformas.

Em um vídeo com mais de 195 mil visualizações no YouTube, Saz oferece orientações essenciais para quem deseja reformar imóveis antigos. Ele destaca as dificuldades enfrentadas nessas situações e oferece argumentos sólidos para evitar certos tipos de residência.

3 tipos de casas que não vale a pena comprar

Para quem está na busca pelo imóvel ideal, confira recomendações do especialista sobre quais propriedades devem ser evitadas.

1. Casas de esquina

O primeiro tipo de imóvel que deve ser evitado é a casa que tem acesso por uma esquina. Esses imóveis, muitas vezes alongados, apresentam problemas como paredes sem janelas devido à proximidade com outros prédios, resultando em menor ventilação e iluminação natural.

Além disso, a disposição dos cômodos pode exigir longos corredores para conectar diferentes partes da casa, tornando a reforma mais complicada e cara. Em construções antigas, essa configuração pode ser ainda mais desafiadora.

2. Imóveis pequenos com parede de carga

Outra categoria a ser evitada é a de imóveis de pequenas dimensões com uma parede de carga central. Esse tipo de construção limita a reestruturação do espaço interno, tornando inviável a criação de um ambiente mais amplo e adaptável.

A menos que o imóvel tenha dimensões consideravelmente maiores, a remoção ou alteração das paredes será demorada, cara e exigirá aprovações especiais.

3. Casas do tipo tubo

Por último, Saz menciona as casas “tipo tubo”, caracterizadas por sua forma alongada e a ausência de janelas em grande parte dos cômodos. Esse tipo de imóvel geralmente possui uma cozinha voltada para um pátio interno e um banheiro sem janelas, o que dificulta reformas significativas.

A disposição peculiar dos espaços aumenta os custos e a complexidade das reformas, tornando-as menos viáveis para quem busca modernizar o imóvel.

Alerta sobre plantas de imobiliárias

Além das recomendações sobre tipos de imóveis, o arquiteto adverte os compradores a não confiarem cegamente nas plantas fornecidas por imobiliárias.

Muitas vezes, essas plantas não possuem medidas precisas ou refletem a real estrutura do imóvel, podendo levar a surpresas desagradáveis durante reformas.

A escolha do imóvel certo é crucial para evitar surpresas indesejadas e gastos excessivos. As recomendações de Edu Saz proporcionam um guia valioso para quem está em busca de um imóvel para reformar, permitindo decisões mais informadas e seguras.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS