Agronegócio
As novas heroínas do lar: Plantas que exterminam poluentes cancerígenos
O ar presente em nossas casas pode ser contaminado por uma variedade de compostos tóxicos e até mesmo cancerígenos, provenientes de produtos usados no ambiente doméstico e na poluição externa.
No entanto, uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Sidney revela que as plantas têm a capacidade de reduzir a concentração dessas substâncias nocivas em questão de horas.
O estudo é inovador e comprovou por testes a eficácia das plantas para fazer a limpeza do ar interno e também destacou a sua importância para a saúde e o bem-estar das pessoas.
Plantas removem poluentes cancerígenos em 8 horas
A pesquisa da Universidade de Tecnologia de Sidney investigou a capacidade das plantas de interior em limpar uma mistura de compostos tóxicos encontrados nos vapores de gasolina, como o benzeno.
Os resultados foram surpreendentes, pois em apenas oito horas, cerca de 97% dos compostos mais tóxicos foram removidos do ar circundante. Essa descoberta é especialmente relevante, pois as emissões de gasolina são uma das principais fontes de poluição em edifícios no mundo todo.
Portanto, as plantas se mostram não apenas eficientes na remoção de poluentes, mas também altamente adaptáveis às condições nas quais estão crescendo.
Plantas como parte crucial do bem-estar em casa
Além de melhorar a qualidade do ar, a pesquisa, que foi financiada pela empresa de paisagismo Ambius, destaca a importância das plantas como elementos essenciais para o bem-estar no local de trabalho e em casa.
Embora uma pequena coleção de plantas não seja capaz de limpar o ar com rapidez suficiente para afetar a qualidade geral, elas certamente podem contribuir para melhorar o humor e ainda proporcionar um ambiente mais agradável.
Portanto, as plantas não devem ser consideradas meramente como elementos decorativos, mas como aliadas para criar espaços internos mais saudáveis e livres de poluentes.
Dessa maneira, a pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Sidney revela a impressionante capacidade de plantas de interior em remover poluentes cancerígenos do ar em um curto período.
Essa descoberta ressalta a importância de incluir plantas em ambientes internos não apenas como elementos para decoração, mas como fatores muito importantes para a melhoria da qualidade do ar, assim como para uma melhora na qualidade de vida e saúde das pessoas.
Assim, ao reconhecer o papel das plantas na purificação do ar, é possível criar espaços internos mais saudáveis e proteger a saúde de todos que ali residem. Além de alegrar e decorar o ambiente, que também fica muito charmoso com a presença das plantas!

-
Bancos23 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF19 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia15 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Empresas11 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver