Conecte-se conosco

Agronegócio

Astromélia: conheça essa espécie e saiba como realizar seu cultivo

Exótica e de fácil cultivo, a astromélia é muito utilizada na ornamentação de ambientes. Confira mais detalhes sobre a espécie.

Publicado

em

Você já ouviu falar da astromélia? Essa planta exótica é originária da América do Sul, especificamente do Brasil, Chile e Peru, sendo muito utilizada na ornamentação de ambientes, canteiros e jardins, além de ser usada em buquês. 

Com o nome científico Alstroemeria hybrida, essa planta possui uma ampla cartela de cores, mas a mais comum é o rosa-claro e é frequentemente confundida com os lírios devido às suas seis pétalas semelhantes e duas distintas.

Hoje, vamos mostrar como cultivar corretamente essa planta em vasos e deixar a decoração do seu ambiente ainda mais bonita. Confira!

Foto/Reprodução: Freepik

Cultivo em vasos

Para começar, o primeiro passo é escolher o vaso ideal. A astromélia é resistente e se adapta bem em recipientes com água, podendo durar em média 15 dias. 

Se optar por vasos com substrato, é necessário que o recipiente tenha perfurações em sua base para facilitar o escoamento da água e uma camada de drenagem no fundo do vaso, que pode ser feita com argila expandida ou britas de jardim, misturadas com terra vegetal e húmus de minhoca. Isso garantirá que sua planta se desenvolva de maneira saudável.

Cultivo no jardim 

No caso do plantio no jardim, é importante escolher um local com iluminação plena e fazer regas constantes para que o substrato fique sempre úmido, mas sem exageros para evitar que a planta fique encharcada. 

Para manter a astromélia sempre florida, é possível utilizar adubo orgânico, como casca de ovo triturada, farinha de ossos e húmus de minhoca. Já em relação à poda, ela deve ser feita quando necessária, retirando galhos e flores secas.

Por fim, a propagação da astromélia pode ser feita por touceiras, onde são divididas em diversas partes e replantadas no substrato, manuseando cuidadosamente. 

Viu como é fácil? Seguindo essas dicas, você terá um cultivo de sucesso com lindas astromélias para decorar seus ambientes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS