Conecte-se conosco

Economia

Atenção! Alterações impressionantes chegam ao saque-aniversário do FGTS

Publicado

em

Atenção, trabalhadores! Segundo informações do Ministério do Trabalho, estão sendo realizados os últimos ajustes para um PL (Projeto de Lei) que poderá modificar as regras vigentes para o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Logo, a proposta completa deverá ser enviada para a apreciação da Câmara na primeira quinzena do mês de agosto. Lembrando que o ministro Luiz Marinho já cogitou em pôr fim à modalidade, mas retrocedeu e decidiu mantê-la com a possibilidade de saque de 100% dos fundos, nos casos de demissão.

Desde o ano de 2019, está definido que quem optar pelo saque-aniversário pode fazer retiradas anuais enquanto estiver trabalhando de carteira assinada. Porém, em caso de demissão, só poderá receber a multa de rescisão de 40% do saldo.

Somente aqueles que continuaram optantes pelo regime de saque-rescisão é que podem retirar todo o dinheiro que está na conta. Atualmente, mesmo que um cidadão resolva voltar para a modalidade anterior, ele só pode acessar os montantes totais no 25º mês após a migração, ou seja, após dois anos.

A nova proposta deve ser aprovada em breve?

A PL que propõe a modificação das normas já possui o aval da maior parte dos componentes da Casa Civil, de acordo com Marinho. O ministro, que já defendeu o fim do benefício, sofreu diversas críticas de bancos que utilizam o saque-aniversário como garantia para conceder empréstimos.

Dessa forma, aliados do parlamentar concluíram que dificilmente uma lei que pedisse o fim da opção teria apoio para passar pelo Legislativo. Também existe a possibilidade de o saque total começar a valer em retroativo. Ou seja, o colaborador demitido nos últimos quatro anos poderia solicitar o acesso integral ao saldo do FGTS.

Por fim, como as últimas modificações durante o governo Bolsonaro foram realizadas mediante uma lei que foi aprovada pelo Congresso, do mesmo jeito as novas alterações também precisam seguir pelo menos caminho. A Caixa, por sua vez, afirma que apenas cumpre a lei e toma providências para possibilitar os pagamentos do Fundo.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS