Economia
Atenção, aposentados! A Revisão da Vida Toda do INSS pode não ser benéfica a você
Isso mesmo, os aposentados precisam se atentar, já que a chamada Revisão da Vida a Toda não favorece todos os beneficiários.
É isso mesmo! Os idosos precisam se atentar, visto que a Revisão da Vida Toda pode não ser vantajosa a todos os beneficiários.
Essa revisão recalcula o valor do benefício do aposentado, no entanto, pode vir a aumentar ou diminuir o valor a ser recebido.
Agora é permitido que sejam incluídas nos cálculos as contribuições feitas antes de 1994. É por esse motivo que foi criada a Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quem pode solicitar o recalculo são aqueles que tiveram contribuições antes de 1994 e se aposentaram entre 1999 e o ano de 2019, além daqueles que receberam a primeira parcela do benefício há menos de 10 anos.
No entanto, é necessário se atentar, pois a revisão pode não ser benéfica para alguns dos segurados do Instituto. Cada situação é particular. Para alguns, o valor do benefício pode aumentar, mas, para outros, ele pode diminuir.
Alguns especialistas não aconselham que todos os beneficiados do benefício solicitem a revisão. Isso porque o recálculo pode fazer com que o segurado passe a receber um valor menor do que o que recebe atualmente.
Dessa forma, mesmo que alguns beneficiários consigam vantagens ao fazer a revisão, isso não acontecerá com todos. Se os salários que você recebeu enquanto contribuía antes de 1994 eram baixos, não será vantajoso adicionar esses ao seu cálculo.
Agora, se você possuía salários altos antes desse ano, a revisão pode ser vantajosa e aumentar o valor do seu benefício.
Quem pode e como deve ser solicitada a revisão?
Existem diversas modalidades para conseguir se aposentar pelo INSS. Dessa maneira, algumas delas têm o direito de solicitar a revisão.
São elas, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, aposentadoria da pessoa com deficiência, pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-doença.
Para solicitar a revisão do seu benefício, você deverá apresentar uma carta que comprove que você recebe o benefício junto a um extrato de contribuição para com o INSS (CNIS), assim como contracheques, carnês do INSS, carteira de trabalho, CPF, identidade e um comprovante de residência.
Não é necessário, mas a ajuda e a orientação de um advogado profissionalizado na área pode ser importante tanto na decisão quanto para dar entrada no processo de revisão.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas