Conecte-se conosco

Agronegócio

Atenção! Conheça os erros mais cometidos ao cultivar as suculentas

Veja quais medidas evitar na hora de cuidar dessas verdinhas tão especiais e aprenda, de uma vez por todas, como cuidar da maneira correta.

Publicado

em

Querida por todos, as suculentas são um grande grupo de plantas pertencentes à família Crassulaceae, nativa da África. Caracterizadas por folhas de aspecto suculento, com folhas mais grossas que armazenam água, essas belezinhas são conhecidas por sua resistência. 

Dessa forma, as pessoas tendem a escolher suculentas para cultivá-las justamente por sua rusticidade e facilidade de manutenção. No entanto, alguns descuidos podem prejudicar o crescimento da planta e até causar a morte da mesma. 

Pensando nisso, hoje vamos apresentar os erros mais comuns na hora do cultivo, e como evitá-los. Veja os principais erros cometidos ao cultivar suculentas

Rega em excesso 

Em geral, um dos principais erros cometidos por essa espécie é o excesso de água, que pode causar o desenvolvimento de fungos nas raízes, ocasionando no apodrecimento da planta.

Como mencionado anteriormente, as suculentas são as plantas mais resistentes devido à sua capacidade de armazenar água em seus caules e folhas. Dessa forma, não há necessidade de irrigar a planta todos os dias. Faça regas espaçadas, apenas quando o substrato estiver seco.

Falta de luminosidade 

Por ser muito utilizada na decoração ambientes internos, muitas pessoas pensam nas suculentas como plantas que não precisam de luz solar para crescer. Nesse sentido, ao privar as plantas de luz adequada, elas acabarão por amarelar e morrer.

É recomendado que os vasos de plantas sejam colocados sob luz direta por, pelo menos, 4 horas durante o dia. Além disso, se você mora em um apartamento ou realmente deseja manter suas suculentas dentro de casa, coloque-as perto de uma janela para garantir que as plantas fiquem bem iluminadas. 

Recipiente incorreto

Outro ponto importante é na hora de escolher o recipiente para cultivo. Não adianta regar adequadamente se não houver um preparo adequado do vaso. É necessário que o recipiente possua furos para que ocorra uma boa drenagem, a fim de não gerar acúmulo de água nas raízes da planta.

Além disso, para potencializar o escoamento de água, é indispensável que o recipiente contenha a camada de drenagem. Portanto, para montá-la, você pode adicionar ao fundo do vaso argila expandida ou britas de jardim.

Preparo incorreto do substrato 

Ao cuidar das suculentas, muitas pessoas preparam o substrato de forma incorreta. É necessário que ele seja leve, de textura arenosa e com boa drenagem. Você pode utilizar substrato próprio para suculentas ou realizar uma mistura de duas partes de areia para uma parte de terra vegetal e vermiculita.  

Viu como é simples cuidar das suas suculentas da forma correta?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS