Conecte-se conosco

Automobilística

Aurelia Nobels: o futuro da representação feminina na Fórmula 1

Conheça um pouco da trajetória da jovem de apenas 16 anos que acaba de se mudar para Itália para competir a Fórmula 4.

Publicado

em

A última figura feminina oficial da Fórmula 1 foi Lella Lombardi. A automobilista disputou 12 das 14 provas da competição de 1975. Atualmente, o continente europeu se prepara para receber a competição da Fórmula 4.

Após um longo período de 50 anos, desde que Lombardi encerrou sua carreira, a Fórmula 1 terá uma figura feminina automobilista novamente. A jovem Aurelia Nobels, de apenas 16 anos, chegou à Itália na última semana para a competição da Fórmula 4.

Pela primeira vez, a jovem vai morar sozinha, visto que sua caminhada está indo rumo à Fórmula 1! A poliglota — que fala português, francês, inglês e espanhol — ainda não sabe falar italiano, mas compreende o idioma do país de seu destino.

Seu apartamento na Itália foi cedido pela Ferrari. Nobels vai concluir seus estudos à distância e pretende ingressar em uma graduação. Este ano, ela estará na Fórmula 4 da Itália e promete não encerrar seu caminho até chegar à Fórmula 1.

A jovem recebeu forte influência de seu pai, que é um grande fã de Ayrton Senna. Contudo, Lombardi não é sua única influência feminina. Nobels comentou que conheceu Bia Figueiredo quando ainda estava no kart. A piloto ficou feliz pela carreira de Lombardi e ainda lhe deu algumas dicas.

No capacete de Nobels, há três bandeiras nacionais: Bélgica, Brasil e Estados Unidos. Isso porque a jovem é filha de pais belgas, nasceu nos Estados Unidos e vive no Brasil desde os seus três anos.

Apesar da pouca idade, ela já tem seis anos de carreira. Tudo começou no kart e, na época, ela era a única mulher no grid. Quando questionada sobre o sentimento de intimidação por ser a única figura feminina, a jovem diz que quando se abaixa a viseira do capacete, não importa o sexo.

Essa fala se faz verídica ao lembrar que ela foi a única mulher entre 15 pilotos da competição da Fórmula 4 Brasil. Sobre isso, ela diz que se sente feliz em poder representar as mulheres nesse meio.

Nobels foi campeã em uma competição feminina na Itália da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) com 80 integrantes. A piloto da Fórmula 1 disse que o ambiente era diferente, no sentido positivo, porque podia fazer amizade com outras garotas do mesmo ramo.

Por fim, ela afirma que, apesar de saber que vai encontrar desafios diferentes, como pistas não conhecidas, está confiante. Além disso, a jovem mantém seu treino físico e mental através de exercícios de concentração e simulações.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS