Tecnologia
Automatização dos empregos: Você sabe como lucrar com isso?
Com a tecnologia, muitas funções antes exercidas por humanos estão agora nas mãos de robôs, mas isso não é de todo ruim; entenda o porquê.
A automatização dos serviços é vista com maus olhos pela população, e com certa razão, visto que daqui a uns anos ela extinguirá algumas das profissões que conhecemos nos dias de hoje. Mas é possível se precaver e tornar isso vantajoso para si, mesmo que sua profissão não esteja na mira da automatização.
Um artigo publicado por um professor do MIT, chamado “Robots and Jobs: Evidence from US Labor Markets” (Robôs e empregos: Evidencias do mercado de trabalho dos EUA), revelou que os salários caem 0,42% a cada vez que um robô por 1 mil trabalhadores é adicionado ao mercado. Além disso, a taxa de emprego cai 0,2 pontos percentuais, o que infelizmente significa a perda de 400 mil empregos.
Você sabe quais são os empregos cujos robôs já reproduzem até mesmo melhor que os seres humanos? Revelaremos alguns. O robô já se estabeleceu na indústria farmacêutica. Pelo menos na Universidade da Califórnia, onde um robô ficou encarregado de preencher as prescrições médicas. Nas 350 mil doses que prescreveu, não cometeu nenhum erro.
No campo jornalístico, de forma generalizada, os robôs poderão tomar alguns empregos nas áreas que trabalham com mais números, como relatórios de mercado e até mesmo na função de jornalistas esportivos, que fazem muitas análises.
Outra profissão que já vem sendo automatizada é a de bartender, isso mesmo! No cruzeiro Royal Caribbean você já pode ter suas bebidas produzidas por um robô, na verdade, o Barbô.
Um dos benefícios do bartender robótico é que ele faz até duas bebidas por minuto. Ele pode aprender a fazer coquetéis especiais, basta programá-lo.
O futuro das profissões é fascinante, mas assustador na mesma medida, principalmente para aqueles que têm suas profissões em risco, mas ficar vendo o pior lado da situação e se lamentar sem pensar no que fazer não é o caminho. Então, é por esse motivo que a Exame se uniu à Future Dojo e criou um webinar para que você possa se atualizar nas futuras tendências junto de quatro especialistas em futurismo.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking