Economia
Auxílio Brasil cortará benefícios de quem não fizer parte do CENSO 2022?
O recenseamento da população do Brasil, popularmente conhecido como Censo, é uma pesquisa realizada pelo IBGE. Saiba se o corte é real.
A notícia tem circulado entre os beneficiários do Auxílio Brasil, mas muitos não sabem que esta informação pode estar um tanto equivocada. Não existem comprovações, e o Ministério da Cidadania já negou a fake news.
O recenseamento da população do Brasil, conhecido como Censo, é uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado da pesquisa oferece dados sobre a população brasileira e as devidas condições de vida. A pesquisa vem sendo realizada desde 1940 e pode ocorrer a cada 10 anos.
Realizada de forma presencial, agentes do IBGE vão à casa de cada brasileiro para realizar a entrevista. Não é nada que exige grande recepção aos recenseadores, a atitude de atendê-los e de responder às perguntas já está de bom tamanho.
Na oportunidade, é feito um questionário simples que qualquer morador adulto pode responder com tranquilidade. A pesquisa funciona em todo o território nacional, sem exceções.
E qual é a ligação do Censo com o Auxílio Brasil? Realmente, existe a possibilidade de perder o benefício se não responder à pesquisa?
Em nota, o IBGE desmentiu a notícia: “não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”, desmentindo, assim, qualquer rumor proveniente da notícia que vincula o benefício ao Censo 2022.
O Ministério da Cidadania adverte
Só há cortes no Auxílio Brasil caso os dados do beneficiado no Cadastro Único (CadÚnico) estejam incorretos, isso também existe como forma de reservar o direito do beneficiado somente a ele. Ainda assim, o cidadão recebe avisos que o ajudem a revisar suas devidas informações para não perder o benefício.
Ainda segundo Ministério da Cidadania, “a recusa em prestar esclarecimentos ao Censo é passível de multa e prejudica a construção de um retrato fiel do Brasil e dos brasileiros”, sendo assim, mesmo não perdendo benefícios, não deixe de cumprir seu papel tão importante como cidadão para a sociedade brasileira.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Empresas1 dia atrás
Petrobras recebe autorização para iniciar operação do FPSO em Mero