Conecte-se conosco

Economia

Auxílio Emergencial: Nova análise pode interromper pagamento de até R$375; saiba tudo aqui

Pente fino no programa

Publicado

em

O auxílio emergencial paga até R$ 375 para parte de seus beneficiários, porém, o programa deve passar por análises periódica e isso faz com que uma parte das pessoas seja retirada.

Leia também: Como consultar o calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial

Segundo a Caixa Econômica Federal, operadora financeira do benefício, há um cruzamento das informações dos sistemas do governo com nome dos recebedores, bem como os pagamentos.

Por meio desse pente-fino, o governo garante que se cumpram todos os critérios de participação do programa, evitando, assim, pagamento indevidos.

Nesse passo a passo, caso a Dataprev encontre alguma alteração nas informações inicialmente cadastradas, há a suspensão dos pagamentos. Isso pode acontecer, por exemplo, com a inclusão em um emprego formal com carteira assinada.

Cerca de 1,1 milhão de pessoas tiveram o Auxílio Emergencial cortado durante o mês de junho.

Auxílio Emergencial

Ainda de acordo com o governo, somente durante o mês de junho houve a interrupção ou cancelamento do benefício de 1.157.856 cidadãos.

Esse movimento fez com que estes beneficiários também perdessem o direito de receber as parcelas seguintes do benefício, que se prorrogaram até outubro deste ano. Contudo, ainda em alguns casos ainda é possível solicitar o processo de contestação da decisão para ter o reestabelecimento do pagamento.

O ministério da Cidadania elenca, porém, que cerca de 660 mil bloqueios se deram em decorrência de irregularidades que a Controladoria Geral da União (CGU) identificou. No entanto, os outros cancelamentos ocorreram devido à análise mensal da Dataprev. Isto é, rem relação à situação de todos os participantes do programa.

Contestação

Vale destacar, entretanto, que beneficiários que se sentirem prejudicados podem contestar a decisão do órgão, no caso de corte do pagamento em função das análises mensais. Nesse sentido, caso se identifique que o participante atende todos os critérios de elegibilidade, ele passa a receber todas as parcelas atrasadas do benefício.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS