Mundo
Avança instalação do escritório da ApexBrasil em Lisboa
Trata-se da Casa Brasil, para geração de negócios.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, anunciou a assinatura do contrato para a instalação do futuro escritório ApexBrasil/Sebrae – Casa Brasil em Lisboa, Portugal. A cerimônia será realizada nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal de Lisboa, com a participação de Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
O evento também contará com a presença de Pedro Reis, ministro da Economia de Portugal; Raimundo Carreiro Silva, embaixador do Brasil em Portugal; e Juliano Teles, embaixador do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
De acordo com Jorge Viana, o novo escritório será um marco no fortalecimento das relações econômicas entre Brasil, Portugal e os países da CPLP. “A Casa Brasil será um espaço estratégico para apoiar a internacionalização das empresas brasileiras, estimular a atração de investimentos e fomentar o comércio bilateral. Queremos ampliar a presença do Brasil não só no mercado europeu, mas também em mercados parceiros, promovendo ações de desenvolvimento sustentável”, afirmou.
ApexBrasil em Lisboa
Décio Lima destacou que a iniciativa representa uma oportunidade para os pequenos negócios brasileiros ampliarem sua atuação no mercado internacional. “Embora 41% dos exportadores brasileiros sejam micro e pequenas empresas, eles representam apenas 1% do valor exportado, somando US$ 3 bilhões em 2024. Nosso objetivo é qualificar e orientar esses empreendedores, aproveitando a visibilidade que o Brasil conquistou no cenário internacional com as políticas econômicas do governo Lula e do vice-presidente Alckmin.”
O novo escritório, fruto de um compromisso firmado durante a cúpula luso-brasileira em abril de 2023, será instalado em um edifício de quatro andares no centro de Lisboa, cedido pela Câmara Municipal. Após reformas internas, o espaço abrigará diversas entidades públicas brasileiras:
- 1º andar: Fundação Banco do Brasil, com foco em atividades culturais.
- 2º andar: Agência do Banco do Brasil.
- 3º andar: Espaços para ApexBrasil, Embratur e Fiocruz.
- 4º andar: Ambiente dedicado à incubação e aceleração de empresas brasileiras, com suporte a empreendedores locais.
A Casa Brasil busca consolidar-se como um hub de apoio aos pequenos negócios brasileiros que desejam exportar para Portugal, Europa e países da CPLP, além de impulsionar a cooperação internacional em diversos setores.
(Com Agência Sebrae).

-
Mundo7 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas21 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?