Conecte-se conosco

Agronegócio

Azaleia: conheça as preferências da espécie e dicas de cultivo da planta

Confira quais os principais cuidados que você precisa ter com essa belezura de espécie, capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito.

Publicado

em

As azaleias, sem dúvidas, são plantas de beleza extrema, que dificilmente passam despercebidas aos olhos humanos. Com uma grande variedade de formas, cores e tamanhos, a azaleia se adapta bem em canteiros, jardins, vasos e jardineiras. Sua manutenção também se mostra fácil, e a planta requer apenas os cuidados básicos do cultivo tradicional, sendo, portanto, pouco exigente.

Sua fácil hibridização faz com que apareçam novas variedades todos os anos, que também se tornam mais adaptáveis em diferentes climas. Além disso, sua floração costuma ocorrer na primavera, porém algumas variedades florescem durante o ano todo. Dessa forma, ter azaleias em casa vai dar um charme todo especial na sua decoração.

Sendo assim, fique atento as principais dicas para cultivo dessa planta. 

Foto/Reprodução: Freepik

Cuidados

Mudas

Você pode cultivar azaleias por meio de mudas já desenvolvidas, facilmente encontradas em qualquer viveiro ou floricultura. Outra opção é fazer a propagação por meio das sementes, o que vai exigir mais dedicação e paciência. Caso tenha acesso a uma planta adulta, retire as sementes que caem naturalmente da azaleia.

Não sendo este o caso, adquira sementes em uma loja especializada de produtos naturais. Faça a germinação inicialmente em balainhos e depois que as mudas estiverem fortes e desenvolvidas, transplante para um vaso maior.

Vaso e substrato

Para cultivo em vaso, escolha um de bom tamanho e profundidade e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque no fundo uma camada de pedriscos e depois preencha com terra adubada. Os solos mais ácidos (com pH variando de 4,5 a 6) e bem drenados são ideais para a Azaleia.

Luminosidade

As condições de luminosidade devem ser boas, sendo que o mais adequado é que a planta fique à meia sombra, vez que a exposição excessiva ao sol pode queimar suas folhas e flores. 

Regas

As plantas mais jovens necessitam de mais água para se desenvolverem. Assim, o ideal é regá-las bem pouco todas as manhãs. Depois que atingem bom tamanho e ficam mais resistentes, as regas podem ser diminuídas gradativamente. Dependendo das condições de temperatura, será necessário regar a planta apenas duas vezes na semana. 

Fertilização

Periodicamente, faça a fertilização do solo para que sua plantinha cresça vigorosa e cheia de saúde. Isso vai contribuir para que sua azaleia fique bem nutrida, insuscetível a pragas e com uma floração admirável. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS